Logo F1 SP GP Home page

Sainz ou Leclerc para enfrentar Verstappen

Por: Castilho de Andrade
25/março/2024
3 min de leitura

   O Grande Prêmio da Austrália mostrou que apenas uma escuderia no momento pode enfrentar a Red Bull: a Ferrari. Os dois pilotos da Casa de Maranello vivem situações distintas. Enquanto Leclerc teve seu contrato ampliado, Sainz foi demitido e deixará a equipe no final da temporada. Leclerc é o vice-líder do campeonato e soma sete pontos a mais do que Sainz (que não correu na Arábia Saudita). Entretanto as duas últimas vitórias ferraristas foram de Sainz. A segunda, dobradinha da equipe, foi neste domingo em Melbourne quando Max Verstappen abandonou na 3ª volta. A Fórmula 1 volta no dia 7 de abril com o GP do Japão. 

     No Albert Park, o público australiano presenciou a primeira surpresa do ano. Um problema no freio traseiro direito da Red Bull de Max Verstappen, que acabou pegando fogo, tirou o piloto da prova na terceira volta. Antes, ele já tinha perdido a posição para Carlos Sainz Jr. que conduziu a Ferrari sem problemas até a vitória final seguido por Charles Leclerc e Lando Norris, que inverteu a posição com Oscar Piastri. 

     Os pneus macios C5, utilizados pela primeira vez, deram boa dinâmica à corrida. Sem poder contar com Sergio Perez na disputa pelo pódio, a Red Bull teve de se conformar com o 5º lugar do mexicano. E para desânimo de Toto Wolff as duas Mercedes não completaram o percurso. Lewis Hamilton abandonou cedo, ainda na 15ª das 58 voltas, com defeito na unidade de potência. E George Russell bateu forte na última volta quando buscava o 6º lugar. Fernando Alonso foi penalizado em 20 segundos porque teria freado sem necessidade na frente de Russell e caiu para o 8º lugar na corrida. 

      Voltando à questão inicial, Charles Leclerc tem um currículo melhor do que de Sainz. Na sua 7ª temporada (a 6ª pela Ferrari), ele soma 23 poles, 5 vitórias, 32 pódios e 9 melhores voltas. Carlos Sainz Jr., fazendo sua 10ª temporada na F1 (a 4ª pela Ferrari), tem 5 poles, 3 vitórias, 20 pódios e 3 melhores voltas. No ano passado, Sainz foi o único piloto que conseguiu superar a Red Bull, conquistando a vitória em Singapura.  

      Seja quem for que a Ferrari ‘elegerá’ para os próximos duelos com Max Verstappen, o espanhol Carlos Sainz Jr está pavimentando bem seu caminho na busca de uma nova escuderia em 2025. A Mercedes seria a primeira opção e a Red Bull a segunda (caso Max Verstappen saia ou talvez para o lugar de Sergio Perez). Quanto a Charles Leclerc, ele terá o heptacampeão Lewis Hamilton como seu companheiro de equipe. Esse será o seu primeiro grande desafio no ano que vem. A temporada está apenas começando. Mas 2025 já está no radar de pilotos e equipes.      

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.