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Max e Red Bull, a combinação perfeita

Por Castilho de Andrade

Com um piloto do calibre de Max Verstappen fica mais fácil escolher a melhor estratégia para uma corrida. No fim de semana na Áustria, Max fez duas poles – uma para o GP e outra para a Sprint – venceu as duas corridas e deu-se ao luxo de parar a duas voltas do final apenas para colocar pneus macios e tirar o ponto extra que estava com seu companheiro de equipe, Sergio Perez. Sete vitórias em nove corridas, cinco consecutivas, pavimentando a estrada para o tricampeonato. No domingo, a Fórmula 1 disputa o GP da Inglaterra, em Silverstone, às 11h (de Brasília). 

      Max enfrentou Charles Leclerc na largada e manteve a posição. Depois, quando ficou em 3º durante a troca de pneus, foi buscar a liderança ultrapassando os dois carros da Ferrari sem maiores complicações. Leclerc terminou em 2º e Sergio Perez em 3º. Max é um piloto implacável e calculista.  

     Os números não mentem. Max Verstappen tem 81 pontos de vantagem sobre Sergio Perez, o vice-líder, e 98 pontos sobre Fernando Alonso, o terceiro colocado, depois de nove etapas. A Red Bull tem 199 pontos sobre a Mercedes e 202 sobre a Aston Martin. A previsão espantosa do piloto George Russell, no começo do campeonato, de que a Red Bull poderia vencer todas as corridas do ano, permanece de pé. 

      A Ferrari foi bem no GP da Áustria. O empolgante duelo entre Sergio Perez e Carlos Sainz Jr pelo terceiro lugar mostrou que a equipe vem evoluindo, apesar de uma ou outra derrapagem. Entretanto é bom lembrar que Max, se não parasse no final para fazer a volta mais rápida, terminaria com mais de 20 segundos sobre Charles Leclerc. Já a Mercedes e a Aston Martin ficaram devendo. Lando Norris, o ‘Piloto do Dia’, com uma frágil McLaren, chegou na frente de Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que acabou se queixando do carro e recebeu uma reprimenda em troca: ‘Pilote’. 

       O circuito Red Bull poderia ter colaborado para o brilho da corrida que, mesmo assim, foi bem cativante. Entre as curvas 9 e 10, houve uma série de punições por exceder os limites da pista. Na sexta, durante a classificação, foram 47 voltas deletadas. No domingo, cumpriram penalidades os pilotos Lewis Hamilton, Carlos Sainz Jr., Lando Norris, Pierre Gasly, Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Nick De Vries e Logan Sargeant. Hamilton acabou caindo de 7º para 8º, Russell subiu para o 7º, Sainz desceu de 4º para 6º e Norris subiu de 5º para 4º e Alonso do 6º para o 5º. Pierre Gasly caiu para o 10º e Lance Stroll subiu para o 9º. O trecho em questão deverá ser revisto e modificado para a corrida do ano que vem. O contrato do GP da Áustria foi renovado até 2030.  

  

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.