Verstappen vence com recorde de público em Interlagos. E Alonso arrebata o público.
Se a votação do ‘Piloto do Dia’ começasse depois do Grande Prêmio de São Paulo, sem sombra de dúvida, o vencedor seria Fernando Alonso. Como ela foi feita nas últimas dez voltas, Lando Norris, 2º colocado da prova, foi eleito. O duelo (limpo) entre Fernando Alonso e Sergio Perez pelo terceiro lugar do pódio foi épico. E Alonso fez valer sua categoria recuperando a posição perdida na última volta e chegando na frente com 55 milésimos (!) de vantagem sobre Perez. Em outro patamar, o tricampeão Max Verstappen venceu como quis, sem ser ameaçado. Foi sua 17ª vitória em 20 corridas este ano. A prova marcou novo recorde de público para a a F1 em Interlagos: 267 mil pessoas. A Fórmula 1 volta à pista, dia 18 de novembro, em Las Vegas.
Entre muitas atrações, a superstar Ludmilla, acompanhada de Miguelzinho do Cavaco, cantou o Hino Nacional enquanto a jogadora Marta, da seleção feminina de futebol, deu a bandeirada.
Como sempre, Interlagos foi o palco de mais uma corrida emocionante. Logo no início dois acidentes: Charles Leclerc, com problemas de hidráulica, saiu da pista na volta de apresentação e ficou fora da corrida. Logo no início veio a bandeira vermelha depois de uma batida violenta entre Kevin Magnussen e Alexander Albon, tirando os dois da prova. Na nova largada, Max voltou a dominar os adversários e foi em frente. Mas sem conseguir repetir vantagens superiores a 20 segundos como ocorreu diversas vezes este ano.
Lando Norris buscou o triunfo, mas a McLaren não tinha o mesmo ritmo de corrida. E as Mercedes estavam em um dia ruim. Lewis Hamilton não passou do 8º lugar enquanto George Russell abandonou na volta 57 das 71 regulamentares.
Dessa forma, o grande duelo final, levantando o público das arquibancadas, ficou para Fernando Alonso e Sergio Perez, os dois precisando muito de um resultado expressivo depois dos últimos revezes. Foram com tudo na volta final, jogando limpo e evitando o risco de um toque fatal. Com muita habilidade, Alonso manteve-se na frente e terminou com vantagem de 55 milésimos (3,5 metros).
Esse duelo empolgante garantiu a Alonso o pódio e os maiores aplausos do público. Na comemoração, Alonso entregou a garrafa de champanhe para mecânicos e engenheiros que o aplaudiam com muito entusiasmo.
O resultado da prova melhorou a situação de Perez, vice-líder, que aumentou sua vantagem sobre Hamilton para 32 pontos, faltando duas corridas para o fim da temporada. A disputa pelo vice-campeonato segue aberta.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.