Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Verstappen não dá chances para os adversários

Por Castilho de Andrade

Tricampeão mundial, Max Verstappen venceu o GP dos EUA no Circuito das Américas e aumentou sua vantagem na classificação do Mundial 2023 (228 pontos sobre Sergio Perez). Foi o 50º triunfo do piloto holandês na F1. Na véspera, ele também terminou em primeiro na Sprint. Lewis Hamilton, que fez ótima corrida chegando em 2º, foi desclassificado por causa do desgaste na prancha do assoalho, assim como Charles Leclerc, que tinha terminado em 6º. As duas equipes – Mercedes e Ferrari – podem recorrer da decisão do delegado técnico. Com a desqualificação de Hamilton, Lando Norris, eleito o ‘Piloto do Dia’, terminou em 2º e Carlos Sainz Jr. ficou com o 3º lugar. O Circuito das Américas recebeu 432 mil pessoas nos três dias do evento. No próximo domingo, a Fórmula 1 corre no circuito Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, a partir das 17h (de Brasília).

Depois de errar na classificação e ter ainda a melhor volta deletada porque excedeu os limites da pista, Max largou em 6º. Como prometeu, fez uma ‘corrida divertida’. Na 28ª volta das 56 previstas, ele já estava na frente, seguido por Lando Norris, Lewis Hamilton, Carlos Sainz Jr., Sergio Perez e Charles Leclerc.

Ao contrário da maioria de suas vitórias este ano, Max terminou com uma vantagem de apenas 2.2 segundos sobre Hamilton. Na disputa pelo vice-campeonato, a diferença de Sergio Perez sobre Hamilton é de 39 pontos (seria 19 pontos não fosse a desclassificação), restando ainda 112 pontos em jogo (incluindo a corrida Sprint no GRANDE PRÊMIO DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1, dias 3, 4 e 5 de novembro, em Interlagos).

Mercedes (2ª colocada) e Ferrari (3ª), separadas por apenas 22 pontos, vão para o tudo ou nada nas quatro corridas finais do Mundial, competindo pelo segundo lugar no Mundial de Construtores. A Red Bull, com folga, já é campeã desde Suzuka. Em alta, a McLaren alcançou e superou a Aston Martin em seis pontos, em Austin, pelo quarto lugar. Fernando Alonso não passou do Q1 na classificação e não completou o percurso da prova.

Em uma casual classificação da Fórmula 1, levando-se em conta apenas os resultados obtidos pelos pilotos na corrida Sprint, Max Verstappen não pode mais ser alcançado, depois da vitória em Austin, faltando apenas a etapa de Interlagos. Max soma 37 pontos, seguido por Carlos Sainz Jr., 21, Sergio Perez, 19, Charles Leclerc, 17, Lewis Hamilton e Oscar Piastri, 15.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.