Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Sem a chicane, corrida da Espanha é novo desafio

Por Castilho de Andrade

O circuito de Barcelona voltará a configuração de 2006 depois que a Fórmula 1 decidiu pelo fim da chicane que reduzia sensivelmente a velocidade dos carros antes da reta de chegada. Curiosamente, o vencedor do GP da Espanha de 2006 foi Fernando Alonso. O traçado passará de 16 para 14 curvas e terá 18 metros a menos. A FIA acredita que a volta do desenho antigo favorecerá as ultrapassagens na curva 1 e na reta. O GP da Espanha será disputado neste domingo, a partir das 10 horas (de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, o treino de classificação começa às 11h.

Como as curvas 13 e 14 já são utilizadas pela MotoGP, os promotores do GP da Espanha só determinaram a instalação de novas barreiras de proteção no local. Do atual grid da F1, Fernando Alonso, que defendia a Renault ao lado de Giancarlo Fisichella, é o único piloto que correu em Barcelona sem a chicane. Na época, Alonso criticou a mudança na pista a partir de 2007.

Em 2006, Alonso cravou a pole com o tempo de 1min14s648 (média de 223,143 km/h). No ano seguinte, 2007, com a redução de velocidade por conta da chicane, Felipe Massa conquistou a pole com 1min21s421 (média de 205,819 k/h). No ano passado, 2022, Charles Leclerc foi o pole com 1min18s750 (média de 213,714 km/h). A expectativa é que o tempo de pole e da melhor da prova caiam neste final de semana.

Em um traçado mais veloz, as equipes que fizeram as maiores atualizações depois da corrida de Miami como Mercedes e Aston Martin terão referências melhores sobre as alterações nos carros. Os técnicos da Ferrari também trabalham para obter um rendimento melhor do motor que poderia fazer a diferença na prova.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.