Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

RB16B, a arma da Red Bull para vencer corridas

Por Castilho de Andrade

Foto: ©Red Bull Content Pool

A Red Bull divulgou nesta terça-feira, como tinha prometido, as imagens do seu carro para a temporada. O RB16B (a letra B indica que o modelo é um desenvolvimento do carro do ano passado) chega com sutis alterações aerodinâmicas e o mesmo visual. O nome da Honda, que vai se despedir da F1 este ano, aparece com destaque no aerofólio traseiro e pode ser o grande diferencial do carro. Os técnicos japoneses prometeram um motor com mais potência e eficiência.

A nova dupla da equipe – Max Verstappen e Sergio Perez – é uma das novidades importantes do ano. Max terá ao seu lado um piloto experiente que está mais seguro e consistente. Ao contrário dos parceiros anteriores como Pierre Gasly ou Alexander Albon, Max terá no piloto mexicano um referencial mais alto. A escuderia aposta que essa disputa doméstica será saudável para o holandês.

Como já se sabe, a escuderia Red Bull assumirá a tecnologia da Honda e passará a trabalhar com seus próprios motores a partir de 2022 quando o regulamento iniciará um período de congelamento. O trabalho já começa este ano, aproveitando-se ainda da presença da estrutura da montadora japonesa. Um bom resultado este ano garantirá mais confiança à equipe no desafio de contar com motores próprios no Mundial do próximo ano. Para isso, a Honda fornecerá este ano uma nova especificação do motor.

O objetivo é buscar a vitória logo no início da temporada. A própria contratação de Perez também aponta no mesmo sentido, rompendo a tradição de buscar pilotos apenas em sua própria academia. O projeto é brigar pelo título de pilotos com Max Verstappen e ter em Sergio Perez chances de vitória e somar mais pontos no Mundial de Construtores. Alexander Albon, titular em 2020, passará a ser piloto de testes, aguardando então nova oportunidade.