Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Quem pode com a Red Bull?

Por Castilho de Andrade

O GP do Bahrein ratificou o que já se esperava desde os testes de inverno neste mesmo circuito de Sakhir. A Red Bull está na frente das demais equipes do Mundial de Fórmula 1. Nem Ferrari nem Mercedes foram adversárias a altura. Sobrou o guerreiro Fernando Alonso e um surpreendente Aston Martin. Entretanto a distância para Max Verstappen é (ainda) considerável.

Max Verstappen, sempre na frente, e ‘Checo’ Perez estiveram sempre na vanguarda da corrida em Sakhir. A disputa pelas posições restantes, tanto nos treinos como na corrida, ficou por conta das demais equipes, dividindo a classificação entre Aston Martin, Ferrari e Mercedes. O domínio da Red Bull na corrida permite supor que, no momento, ela não conta com rivais na disputa do Mundial 2023.

Fernando Alonso tem 41 anos e completará 42 no meio do ano. Verstappen tem 25. Essa diferença de idade terá peso caso os dois avancem na liderança da competição? Só o tempo dirá. A questão é que a atuação do carismático bicampeão mundial espanhol no Bahrein foi algo fora da curva, sem trocadilho. Os duelos com Lewis Hamilton e Carlos Sainz Jr, entre outros, empolgaram e permitiram que ele fosse eleito, com todos os méritos, o ‘Piloto do Dia’, pelos internautas, com 53% dos votos. Subiu ao pódio, comemorou mas foi realista lembrando que os dois carros da Red Bull estavam muito na frente.

A Ferrari perdeu Charles Leclerc na 41ª das 57 voltas previstas, com problemas mecânicos no seu carro. Contou apenas com Carlos Sainz Jr. para somar pontos, terminando em 4º. A Mercedes revelou falta de fôlego para buscar um lugar no pódio e teve de se conformar com o 5º e 7º lugares respectivamente de Lewis Hamilton e George Russell. A McLaren, outra equipe grande, foi um desastre. Lando Norris foi apenas o 17º e o estreante Oscar Piastri não completou o percurso.

A Aston Martin, dependendo ainda de uma contraprova, foi a escuderia que mais evoluiu de 2022 para 2023. No ano passado, a equipe foi apenas a 7ª na classificação do Mundial de Construtores quando Sebastian Vettel terminou em 12º e Lance Stroll em 15º. Na corrida do

Bahrein, além do terceiro lugar de Alonso, Stroll chegou em um bom 6º lugar, na frente de George Russell.

Será a Aston Martin a adversária da vez da Red Bull? Vamos aguardar. Próxima etapa será na Arábia Saudita, 19/03.

Fórmula 3 – Destaque para o paulista Gabriel Bortoleto que, em sua temporada de estreia, começou com uma vitória em Sakhir. Não custa lembrar que sua carreira está sendo gerenciada pela A14 Management, propriedade de Fernando Alonso.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.