Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

O melhor do GP São Paulo de F1 é Interlagos, o público e a festa

Por Castilho de Andrade

     Fim de semana perfeito para quem gosta de automobilismo. A melhor das três Sprints da temporada, uma pole inédita de Kevin Magnussen, uma vitória inédita de George Russell, a primeira conquista do ano da equipe Mercedes fazendo a dobradinha e uma polêmica no interior da equipe Red Bull. Fora isso, um recorde de 235 mil pessoas nos três dias do evento. Interlagos sempre reserva boas surpresas. 

      Vamos aos tópicos. 

      *Kevin Magnussen. O piloto dinamarquês conquistou a pole no treino de classificação de sexta-feira quando a Haas se posicionou bem para garantir o melhor tempo sob garoa. Kevin nunca tinha estabelecido uma pole position nem a equipe Haas. Ele saiu na frente e seu companheiro de equipe, Mike Schumacher, foi o último colocado. 

       *George Russell. O piloto inglês de 24 anos dominou a Sprint assim que Magnussen começou a perder posições – ele não tinha carro para ir além – e com a vitória no sábado ganhou o direito de largar na posição de honra no domingo. E voltou a mostrar a competência de um veterano, largando na frente. Max Verstappen, que poderia enfrentá-lo, foi punido porque forçou uma ultrapassagem sobre Lewis Hamilton e ainda perdeu muitas posições com a manobra faltosa. No final, Lewis Hamilton garantiu o segundo lugar e manteve uma discreta distância do vencedor até o final. Os dois receberam os cumprimentos por vídeo do chefe Toto Wolff que não veio a Interlagos. 

        *Red Bull. Max Verstappen ultrapassou Sergio Perez com a promessa de alcançar Charles Leclerc (os dois disputam o vice). Não conseguiu, mas também não devolveu a posição, tirando pontos do mexicano. Perez reagiu dizendo que Max deve a ele os seus dois títulos mundiais. Max disse que não aceita mais pedidos para ajudar um companheiro de equipe. O chefe Christian Horner pediu desculpas a Perez pelo rádio. A equipe tem uma semana para resolver a questão. No próximo domingo, às 10h, no GP de Abu Dhabi, última corrida da temporada, Perez e Leclerc disputam o vice. Os dois estão empatados com 290 pontos. 

        * Público. Arquibancadas lotadas, um novo e agradável espaço – a Heineken Village – uma invasão gigantesca na pista na hora do pódio e vibração durante todo o tempo marcaram a presença do público em Interlagos. A marca de 235 mil pessoas é recorde absoluto em Interlagos para celebrar a 50ª corrida de F1 no país. Os ingressos para o GP São Paulo de Fórmula 1 2023 começam a ser vendidos esta semana. 

       * Emerson Fittipaldi, que fez a história do GP e está celebrando 50 anos de seu primeiro título mundial, foi muito aplaudido. E foi responsável pela bandeirada de chegada.  

       * Que venham os próximos 50 anos. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.