Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

O domínio da Red Bull

Por Castilho de Andrade

Quem é melhor, Max Verstappen ou o carro da Red Bull? A resposta é fácil: Max é o melhor piloto porque conta com o melhor carro. Se ele não fosse excepcional não teria um carro perfeito nas mãos. Sábado, na Arábia Saudita, ele não teve adversários. Largou da pole e manteve a liderança até o final. Sergio Perez cumpriu a obrigação, chegando em 2º e Charles Leclerc foi o 3º. A boa surpresa foi a estreia do inglês Oliver Bearman, 18 anos, substituindo Carlos Sainz Jr. Ollie terminou em 7º, assinalou a 5ª melhor volta da prova e foi eleito o ‘Piloto do Dia’. A Fórmula 1 volta no dia 24 de março, com o GP da Austrália, à 1h00 da madrugada de domingo (hora de Brasília).

Marcas foram superadas na corrida de sábado no circuito de Jeddah. O tempo de prova – 1h21min14s894 – de Sérgio Perez no ano passado caiu para 1min20min43s273; a melhor volta que pertencia a Max Verstappen – 1min31s906 – baixou para 1min31s632 cravada por Charles Leclerc no final da corrida. Jeddah é um circuito rápido com muros ao lado. Só Lance Stroll não escapou da armadilha, errou em uma tomada de curva, e não conseguiu evitar o choque, provocando o único safety car da prova.

Oliver, por sua vez, mostrou inteligência e cautela. Não se arriscou quando largou com pneus macios e ganhou quatro posições até o final da prova. O piloto integra a academia da Ferrari, faz testes também para a equipe Haas e disputa, pelo segundo ano, a Fórmula 2.

As escuderias quebram a cabeça para encontrar uma saída para se aproximar da Red Bull, mas não são bem-sucedidas. Há a visível impressão que disputam do segundo ou terceiro lugar para baixo. Ignoram a luta pela vitória. E como larga na frente, Max sempre leva vantagem nas primeiras voltas. E, importante, dificilmente erra. Em Jeddah, ainda na primeira volta, ele já tinha mais de segundo de vantagem sobre Charles Leclerc.

Nada abala o domínio absoluto da Red Bull. A Ferrari está se qualificando como segunda força da temporada e a Mercedes não tem o mesmo fôlego. A McLaren tem uma dupla eficiente de pilotos e um carro bem razoável. A Aston Martin caiu em relação ao ano passado e

já não assusta ninguém. A Alpine atravessa uma crise com a saída de diversos técnicos cujo resultado é imprevisível. Este é o resumo do momento atual da Fórmula 1, após as duas primeiras etapas da temporada.

O show de Enzo Fittipaldi

Com uma ultrapassagem brilhante, superando por fora dois adversários, na mesma manobra, Enzo venceu a corrida principal da F2 em Jeddah. Com o resultado, ele passou para o 2º lugar no campeonato, atrás de Zane Maloney. Com problemas, Gabriel Bortoleto abandonou a prova e ocupa o 8º lugar. Enzo dedicou a vitória ao tio Wilsinho Fittipaldi, recentemente falecido.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.