Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

No México, a hora e a vez de Sergio Perez.

Por Castilho de Andrade

     Uma vitória no circuito Hermanos Rodriguez poderia ser o ‘pulo do gato’ para o mexicano Sergio Perez escapar da situação incômoda em que se encontra na equipe Red Bull e pavimentar o caminho para a temporada de 2024. Impulsionado pela arrebatada torcida asteca, que já chegou até o Texas, Perez tem condições para vencer pela terceira vez na temporada. O GP do México de Fórmula 1 será disputado no domingo, às 17h (hora de Brasília), com transmissão exclusiva pela BandTV e Bandnews FM. No sábado, o treino de classificação começa às 18h.

     Nas últimas cinco corridas no Hermanos Rodriguez, a Red Bull venceu quatro. A exceção foi em 2019 quando Lewis Hamilton terminou na frente. Os quatro triunfos da Red Bull foram conquistados por Max Verstappen. Pela Red Bull, Sergio Perez ficou em terceiro nas provas de 2021 e 2022. Em 2020, a corrida foi cancelada por causa da covid.

      Sergio Perez está perto do vice-campeonato e foi beneficiado pela desclassificação de Lewis Hamilton, o terceiro colocado. A diferença entre os dois é de 39 pontos, restando quatro corridas e 112 pontos em jogo. Se, por um lado não se pode desdenhar de um vice em uma categoria competitiva como a F1, a diferença de pontos entre Max Verstappen e Sergio Perez – 226 pontos, a maior entre todas as escuderias – é comprometedora. E a Red Bull não dissimula sua insatisfação, cobrando resultados mais expressivos do piloto mexicano.

      Até prova em contrário, a Red Bull preservará em 2024 a mesma dupla da atual temporada. Mas, ao mesmo tempo, permanece uma advertência velada de que o volante de Perez poderia passar para as mãos de Daniel Ricciardo, caso Perez não reaja de maneira positiva nesta reta final do campeonato.

       Outro assunto que promete se estender até a última corrida do ano é a curiosa relação entre a Aston Martin e a McLaren. A primeira começou muito bem a temporada, indicando que poderia ser a grande surpresa do campeonato enquanto a McLaren revelava graves deficiências com seu carro. A situação se inverteu e a McLaren, em Austin, superou a Aston Martin em seis pontos pelo quarto lugar no campeonato de construtores. Fernando Alonso fará a diferença contra a ousadia de Lando Norris e Oscar Piastri?

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.