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No Japão, título para a Red Bull e atuação perfeita de Max.

Por Castilho de Andrade

Max Verstappen venceu em Suzuka com 19 segundos de vantagem sobre Lando Norris, cravou a melhor volta e não teve adversários a altura. O GP do Japão foi disputado na madrugada de domingo (24/9). A Red Bull, com este resultado, conquistou seu sexto campeonato de construtores. O título do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 2023 deve sair na próxima etapa, o GP do Catar, dia 8/10. A McLaren colocou seus dois pilotos no pódio. O estreante Oscar Piastri foi o 3º colocado e eleito o ‘Piloto do Dia’.

Em uma corrida que começou acidentada com o safety car logo no início, o mexicano Sergio Perez conseguiu quebrar a asa dianteira duas vezes e voltou à pista depois de abandonar a prova. Ele tinha recebido uma segunda punição, depois de tocar a Haas de Kevin Magnussen, e a equipe decidiu colocá-lo outra vez na pista apenas para pagar a punição e, dessa forma, não ter de cumpri-la na corrida seguinte do Catar. Uma brecha no regulamento que a Red Bull explorou.

Se Mercedes, Ferrari e Aston Martin não tiveram fôlego para acompanhar o ritmo da Red Bull, a McLaren – em franca evolução – confirmou que possui uma dupla de pilotos consistente. A equipe foi um dos destaques da corrida e Lando Norris, que saiu na segunda fila, acabou superando Piastri, graças a uma estratégia bem aproveitada pelo piloto, trocando os pneus mais tarde e chegando em melhores condições para a ultrapassagem decisiva.

Restando seis provas para o fim do campeonato, 180 pontos estão em jogo, incluindo os 24 pontos das corridas Sprint que ainda serão disputadas no Catar, Estados Unidos e GRANDE PRÊMIO DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1. Para chegar ao tricampeonato mundial, Max Verstappen só precisa assegurar uma vantagem de 146 pontos sobre o segundo colocado, após a próxima etapa. Depois do Japão, o holandês abriu 177 pontos sobre Sergio Perez. Já entre os construtores, a Red Bull assegurou o sexto título, abrindo uma diferença de 318 pontos sobre a Mercedes e 348 pontos sobre a Ferrari.

A AlphaTauri (que mudará de nome em 2024) definiu Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda para a próxima temporada, aproveitando a realização do GP do Japão, deixando o neozelandês Liam Lawson como piloto reserva da Red Bull e da própria AlphaTauri. Como a Alfa Romeo já tinha anunciado a extensão do contrato de Guanyu Zhou, a presumível vaga de Logan Sargeant na equipe Williams passou a ser a única disponível. Mike Schumacher estaria na frente, mas o brasileiro Felipe Drugovich surgiu com força e teria a preferência da escuderia. A questão é o aporte necessário de cerca de R$ 75 milhões, segundo algumas publicações especializadas da Europa. A hipótese de que Sargeant permaneça como companheiro de Alexander Albon não pode, por enquanto, ser descartada, mesmo com os erros que vem cometendo. E caso isso se confirme, o grid da Fórmula 1 em 2024 será exatamente o mesmo da atual temporada.