Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

No Canadá, alguma chance para a Mercedes?

Por Castilho de Andrade

Ao lado de Michael Schumacher, Lewis Hamilton é o piloto que mais venceu (sete vezes) no circuito da Ilha de Notre Dame, em Montreal. As três primeiras com McLaren/Mercedes e as outras quatro com a equipe Mercedes, a última delas em 2019.  A escuderia tem boas informações da pista. O problema é que o asfalto foi totalmente refeito e só após o primeiro treino livre é que a real condição de aderência será conhecida. O GP do Canadá será disputado no domingo, às 15h, com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, o treino de classificação será às 17h.

 Com um terço do campeonato já disputado (oito corridas), a Mercedes está em uma situação complicada. No ano passado, por exemplo, depois da oitava corrida da temporada (exatamente o GP do Canadá), a Mercedes estava em 2º lugar no campeonato com 167 pontos. Agora, a equipe de Toto Wolff é a 4ª colocada com 96 pontos com preocupante diferença de 88 pontos em relação a McLaren que ocupa o 3º lugar.

Se a Mercedes continua devendo resultados positivos na atual temporada, outras equipes também enfrentam problemas sérios. A Aston Martin não está repetindo o bom desempenho de 2023. No ano passado, depois de 8 corridas, ela estava em 3º com 154 pontos. Agora é a 5º com 44 pontos. A Alpine é outro caso. Em 2023, a escuderia era a 5ª com 44 pontos. Após o GP de Mônaco, a Alpine é a 9ª colocada com 2 pontos. O piloto Esteban Ocon está em guerra com a direção da equipe depois das acusações que sofreu pelo acidente em Mônaco com o próprio companheiro Pierre Gasly. Ocon já foi comunicado que seu contrato não será renovado para o ano que vem. O dirigente Flavio Briatore não se interessou pelo convite para ser o novo consultor e fala-se, outra vez, da venda da equipe. A proposta de um grupo chinês foi recusada. 

No caminho inverso estão Ferrari e McLaren. Em 2023, após oito corridas, a Ferrari era a 4ª com 122 pontos. Agora é a 2ª com 252. A McLaren que ocupava o 6º lugar com apenas 17 pontos, está hoje em 3º com 184 pontos. A Red Bull manteve a liderança, mas a pontuação caiu: 321 no ano passado e 276 no atual campeonato.