Depois de conseguir, no sábado, uma pole surpreendente no finalzinho da classificação, Max Verstappen mostrou no domingo nas ruas de Mônaco porque acelera rumo ao terceiro título mundial consecutivo. Com a pista seca, depois sob a chuva e finalmente com a trilha seca, ele não tomou conhecimento dos adversários e venceu a corrida de ponta a ponta com vantagem de 27,9 segundos sobre Fernando Alonso. Esteban Ocon, da Alpine, completou o pódio. No próximo domingo, a Fórmula 1 corre na Espanha.
Além do completo domínio que mantém sobre o carro e das circunstâncias que envolvem cada corrida, Max também tem recebido uma ajuda ‘involuntária’ de concorrentes. Em Mônaco, sexta etapa dos mundiais de pilotos e construtores da F1 2023, a Aston Martin, por exemplo, perdeu a grande chance de travar um duelo final, a partir da chuva que caiu sobre o circuito, quando errou colocando pneus médios no carro de Fernando Alonso enquanto os demais pilotos já faziam a troca para os pneus intermediários. Alonso foi obrigado a uma parada a mais e, dessa forma, teve de se conformar com o segundo lugar. A Ferrari, por sua vez, demorou para fazer a troca de pneus, permitindo que a Mercedes ganhasse posições. A chuva, que caiu depois da volta 53, tornou a corrida mais emocionante, com pequenas batidas, bicos quebrados e um esforço dos pilotos para evitar os muros de proteção.
A Red Bull, por sua vez, não falha. O carro tem alta confiabilidade e a estratégia habitualmente é perfeita. Venceu as seis corridas disputadas (quatro com Max e duas com Perez) até agora. Sergio Perez só não pontuou em Monte Carlo porque bateu na prova de classificação e acabou largando em último lugar. E viu a diferença para Max subir para 39 pontos. A vice-liderança já está ameaçada por Fernando Alonso, que faz uma temporada bem consistente com a Aston Martin. Alonso está agora 12 pontos atrás de Perez. Como ilustração, a pontuação da líder Red Bull – 249 pontos – é maior do que a soma da Aston Martin e Mercedes, 2ª e 3ª colocadas, que juntas têm 239 pontos.
A Mercedes mostrou alguma evolução com o pacote de atualizações que fez sua estreia em Mônaco. Mas o traçado estreito e a velocidade baixa não permitiram uma avaliação melhor sobre as mudanças realizadas. Provavelmente, no circuito de Barcelona a equipe terá condições de oferecer carros mais eficientes para Lewis Hamilton e George Russell.