Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Na Austria, a Red Bull corre em casa

Por Castilho de Andrade

SPIELBERG, AUSTRIA - JULY 09: The Red Bull statue is pictured surround by Max Verstappen of the Netherlands and Oracle Red Bull Racing fans during the F1 Grand Prix of Austria Sprint at Red Bull Ring on July 09, 2022 in Spielberg, Austria. (Photo by Clive Rose/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202207090393 // Usage for editorial use only //

Max Verstappen igualou as 41 vitórias de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 e agora segue em busca de Alain Prost que venceu 51 corridas. E caminha para o terceiro título mundial, a mesma marca do piloto brasileiro. Ao mesmo tempo a Red Bull comemorou a conquista de 100 triunfos na história da categoria de automobilismo mais importante do planeta. No circuito Gilles Villeneuve, Max saiu da pole e terminou na frente sem ser ameaçado. Fernando Alonso e Lewis Hamilton completaram o pódio. A melhor volta foi de Sergio Perez e Alexander Albon foi o piloto do dia.Além das boas disputas no bloco intermediário, a disputa entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton foi o ponto alto da corrida. Hamilton saiu na segunda fila e superou Alonso, que dividiu a fila de honra com Max Versappen, na largada. Depois de 23 voltas, o espanhol que não permitiu que Hamilton abrisse vantagem, mergulhou e conseguiu recuperar o segundo lugar. Hamilton tentou a recuperação, mas a Mercedes não correspondeu.A vitória de Max foi a quarta consecutiva e a sexta da temporada em oito provas já realizadas. A vantagem em relação ao segundo colocado, Sergio Perez, aumentou para 69 pontos e 78 sobre Fernando Alonso, o terceiro colocado.Quem surpreendeu em Montreal foi a equipe Ferrari. Com uma estratégia bem montada, optando por apenas uma troca de pneus, explorando o máximo possível dos pneus médios, a Ferrari colocou Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr, respectivamente, em 4º e 5º lugares. Eles tinham largado em 10º e 11º.A principal conclusão sobre o GP do Canadá é que as atualizações da Mercedes e Aston Martin funcionaram mesmo levando-se em conta o fim de semana desfavorável de George Russell e Lance Stroll. E a expectativa de que a Ferrari possa ter encontrado na ousadia um novo rumo para as próximas corridas. A 9ª etapa do Mundial de F1 será o GP da Áustria, dia 2 de julho, no Red Bull Ring. A corrida marcará a segunda Sprint do ano.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.