Logo F1 SP GP Home page

Mônaco em festa

Por: Castilho de Andrade
27/maio/2024
4 min de leitura

       O piloto da casa, Charles Leclerc, Ferrari, foi da pole à bandeirada final sem ser incomodado no circuito de Mônaco. Foi escolhido também como o ‘Driver of the Day’.  A comemoração envolveu até o príncipe Albert que, quebrando o protocolo real, também esguichou champanhe sobre o trio do pódio com Oscar Piastri, McLaren, e Carlos Sainz Jr. Ferrari.  Max Verstappen largou e chegou em 6º lugar em uma corrida sem ultrapassagens. Lewis Hamilton, 7º colocado, ganhou o ponto extra pela volta mais rápida. A Fórmula 1 volta no dia 9 de junho com o GP do Canadá, na Ilha de Notre Dame, em Montreal. 

   

         Um acidente assustador obrigou a interrupção da prova ainda na primeira volta quando Kevin Magnussen forçou a passagem sobre Sergio Perez (que largou mal), tocando a roda dianteira esquerda na traseira direita do mexicano. Ele bateu forte na proteção, destruindo o carro. O companheiro de Magnussen, Nico Hulkenberg também foi atingido. Os três ficaram de fora da segunda largada. Em outro acidente, Esteban Ocon, Alpine, atingiu Pierre Gasly, da mesma equipe. Enquanto Magnussen escapou da punição (que implicaria na sua suspensão no GP do Canadá), Ocon perderá cinco posições na próxima corrida. 

         A grande questão que se abre agora é a situação da Red Bull. Está claro que o carro não está rendendo como nas primeiras corridas do ano. Em Mônaco, Max começou a reclamar de falta de estabilidade logo depois do primeiro treino livre, na sexta-feira. No treino de classificação, Perez não conseguiu ir além do Q1.  Como se sabe, o projetista Adrian Newey, que deixará a escuderia no ano que vem, já reduziu sua participação na atual temporada. Pode ser coincidência. Ou não.  A equipe confessa que o simulador na sede da equipe não está indicando o acerto ideal para cada pista. A verdade é que Sergio Perez caiu para o quinto lugar do campeonato. Se não se recuperar, a possível renovação de contrato ficará mais difícil. Ele quer dois anos. A Red Bull ofereceu um.  

         As novidades sobre o grid de 2025 – último ano com a atual configuração dos carros da F1 – não param. A mais recente dá conta de que, esnobado pela Mercedes e Red Bull, o espanhol Carlos Sainz Jr. manteve contatos com a direção da Williams, em Mônaco. A questão é saber se esta opção é melhor do que a Kick Sauber que já manifestou interesse em contratá-lo para fazer dupla com Nico Hulkenberg. Em 2026, a Audi assumirá a escuderia Sauber como equipe de fábrica. A Red Bull, por sua vez, estuda se permanecerá com Sergio Perez ou se vai substitui-lo por Yuki Tsunoda. A vaga do piloto japonês na RB Honda ficaria com o neozelandês Liam Lawson.  

    Na Fórmula 2, Gabriel Bortoleto foi o 2º na sprint e o 8º na corrida de domingo. Está em 5º do campeonato. Enzo Fittipaldi é o 10º. 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.