Logo F1 SP GP Home page

Mercedes e Ferrari pelo vice de construtores

Por: Castilho de Andrade
24/novembro/2023
4 min de leitura

 

     Lewis Hamilton x Carlos Sainz Jr.; Charles Leclerc x George Russell. Este é o combate que as escuderias da Mercedes e Ferrari travarão no próximo domingo, no GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada de Fórmula 1 2023, em busca do segundo lugar no Mundial de Construtores. O título já é da Red Bull desde o GP do Japão. Separados por apenas quatro pontos – Mercedes, 392 e Ferrari, 388 – o resultado é imprevisível. A corrida começa às 10h (de Brasília) e terá a transmissão ao vivo e exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, a classificação será às 11h. 

      Entre os quatro pilotos envolvidos na disputa, Hamilton é que tem a melhor pontuação – 232 pontos – com o terceiro lugar assegurado no Mundial de Pilotos. Depois vem Carlos Sainz Jr. com 200 pontos. Charles Leclerc soma 188 pontos e George Russell, 160. As duas escuderias alinharão as mesmas duplas na temporada de 2024.

       Também pelo Mundial de Construtores, a competição pelo quarto lugar está aberta e depende da última corrida do ano. A McLaren está na frente com 284 pontos enquanto a Aston Martin computa 273.  Nessa disputa, Fernando Alonso é quem soma mais pontos (200), seguido de perto por Lando Norris (195). Oscar Piastri tem 89 pontos e Lance Stroll, 73.  No Mundial de Construtores, uma equipe pode alcançar até 44 pontos em uma corrida (25 do primeiro colocado, 18 do segundo e mais um pela volta mais rápida). A premiação final é atribuída de acordo com a classificação final, daí o interesse pela disputa.

        Com a maior porcentagem de primeiros lugares em um campeonato já assegurada – 18 vitórias em 21 corridas – o tricampeão mundial Max Verstappen poderá se isolar na terceira colocação entre os pilotos com o maior número de triunfos na história da categoria. Após chegar na frente na corrida de Las Vegas, no último domingo, ele alcançou 53 vitórias (o mesmo número de Sebastian Vettel). Na frente estão Lewis Hamilton com 103 e Michael Schumacher com 91.

         O brasileiro Felipe Drugovich voltará a pilotar a Aston Martin no treino livre de sexta-feira, em Abu Dhabi, substituindo Fernando Alonso. Drugovich seguirá como piloto de testes e desenvolvimento da equipe em 2024. Pietro Fittipaldi, por sua vez, foi escalado para os testes de pneus pela equipe Haas que estão programados para o circuito de Abu Dhabi, a partir da próxima segunda.

        Fórmula 2 – A etapa final da categoria em Abu Dhabi poderá assegurar o título para o francês Théo Pouchaire, que em 2024 estará na F1, dividindo o cockpit da Sauber/Alfa Romeo com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Théo lidera a competição com 25 pontos de vantagem. Neste final de semana e durante os testes da F2 para o ano que vem, a partir de segunda-feira, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, campeão da F3, anunciará a equipe de F2 que defenderá no próximo campeonato.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.