Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Max Verstappen: show e emoção é com ele mesmo

Por Castilho de Andrade

    A Red Bull voltou a fazer a dobradinha no Mundial de F1 2023 no GP da Arábia Saudita. Desta vez, entretanto, com as posições invertidas. A vitória foi do mexicano Sergio ‘Checo’ Perez, pole position, enquanto Max Verstappen, que só largou na 15ª posição, terminou em 2º, votado como o ‘Piloto do Dia’ para os internautas e cravando ainda a melhor volta da corrida. Fernando Alonso, após o pódio, perdeu o terceiro lugar para George Russell por causa de uma suposta irregularidade no momento de cumprir uma penalização de cinco segundos. Horas depois, a decisão foi revista e Fernando Alonso manteve a posição, o seu 100º pódio na carreira. 

     O resultado da corrida foi estabelecido a partir do treino de classificação de sábado quando Verstappen, com problemas no motor, não conseguiu passar para o Q3. Em circunstâncias normais, ele teria feito a pole e, provavelmente, terminado com uma nova vitória. 

      Perez largou mal, permitiu que Fernando Alonso o ultrapassasse e, mais tarde, recuperou a posição para mantê-la até o fim. Alonso recebeu uma punição de cinco segundos por ter alinhado o carro no grid de maneira errada. Pagou a punição quando a corrida estava sob bandeira amarela e não chegou a ser ultrapassado. 

       Como já tinha ocorrido no Bahrein, a Red Bull ‘sobrou’ em Jeddah. Antes da metade da corrida, na 24ª volta, Max Verstappen já estava em segundo lugar. E ainda foi beneficiado com a entrada do safety car na hora de fazer seu pit stop. Nem Mercedes nem Ferrari tinham como acompanhar o ritmo de Sergio Perez e Max Verstappen. A Aston Martin foi atrás. Mas Alonso terminou com a incrível diferença de 20 segundos para Max. O resultado da corrida mantém Max Verstappen na liderança do campeonato com um ponto de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Sergio Perez. 

        A terceira etapa do Mundial será no dia 2 de abril, o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. O GP de SÃO PAULO de F1 será disputado nos dias 3, 4 e 5 de novembro, em Interlagos. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.