Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Max vence e Perez desperdiça chance

Por Castilho de Andrade

Uma cena rápida, mas sintomática nas últimas voltas do GP do México de Fórmula 1 neste domingo: Sergio Perez surge no box da Red Bull onde os mecânicos e engenheiros aguardam sentados o final da prova. Perez diz alguma coisa e ninguém parece prestar atenção. A corrida do piloto mexicano terminou na primeira curva, depois da largada, ao tentar uma ultrapassagem sobre Charles Leclerc. A Red Bull decolou, espalhando pedaços na pista, enquanto Leclerc continuou na corrida. Max venceu com facilidade, saindo da segunda fila. Lewis Hamilton compensou as deficiências da Mercedes e cruzou a linha em 2º. Leclerc, mesmo com o carro avariado, terminou em 3º. Lando Norris, com ótima atuação, largando em 17º e chegando em 5º, foi o ‘Piloto do Dia’. A Fórmula 1 corre em Interlagos no próximo domingo.

Um bom resultado em casa, no autódromo Hermanos Rodriguez, talvez um segundo lugar, seria suficiente para melhorar seu relacionamento com a chefia da Red Bull. Foi exatamente o contrário, frustrando seus milhares de torcedores espalhados pelo autódromo. Precipitado, errou na ultrapassagem e pagou caro. Curiosamente, o piloto que ‘ameaça’ sua posição na escuderia, Daniel Ricciardo, fez uma prova irrepreensível com o carro da AlphaTauri. Largou em 4º e terminou em 7º, muito perto de George Russell. Se Ricciardo acabar ficando com o lugar de Sergio Perez, sua vaga na AlphaTauri será preenchida por Liam Lawson.

A aparente fria recepção dos mecânicos a Sergio Perez pode sinalizar que a dissimulada advertência ao piloto por parte da escuderia, colocando em xeque sua vaga para 2024, está na ordem do dia. Perez chegará ao Brasil sob forte pressão para evitar que Lewis Hamilton possa reduzir a distância ou até superá-lo na disputa pelo vice-campeonato. Perez tem 20 pontos de vantagem e o GRANDE PRÊMIO DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1 terá 34 pontos em jogo, incluindo os oito pontos atribuídos ao vencedor da corrida sprint, no sábado.

Com Fernando Alonso e Lance Stroll fora da prova antes da bandeirada final, a Aston Martin vai se despedindo de forma melancólica da temporada de 2023, nesta reta final. Depois de surgir como a grande surpresa no início do campeonato, ela perdeu o quarto lugar para a McLaren e será difícil recuperar a posição nas três provas restantes, embora a diferença seja de apenas 20 pontos.

O GP de São Paulo terá ótimos ingredientes no próximo final de semana.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.