Max na frente e McLaren surpreende em Silverstone
O GP da Inglaterra não mudou a história do Mundial de Fórmula 1 2023, com a oitava vitória de Max Verstappen, mas acabou revelando que uma atualização bem-feita pode dar resultados. A McLaren trocou a posição de coadjuvante para uma atuação imperativa, colocando Lando Norris (o Piloto do Dia) em 2º e o rookie Oscar Piastri em 4º. Os ingleses ainda puderam comemorar Lewis Hamilton que chegou em 3º. A próxima etapa será na Hungria, em 23 de julho.
Max conquistou a vitória depois de largar na pole e cravou a volta mais rápida. O grande momento da corrida foi na largada quando Lando Norris saiu da primeira fila para tomar a ponta. O holandês levou cinco voltas para assumir a liderança e mantê-la até o final. A corrida apresentou boas disputas como a que travaram Lando Norris e Lewis Hamilton pelo segundo lugar, duas gerações distintas de pilotos ingleses na F1. Lando levou a melhor. O resultado da McLaren, que substituiu diversos componentes aerodinâmicos do carro, pegou Max Verstappen e Lewis Hamilton de surpresa. Os dois admitiram que não esperavam um rendimento tão bom da escuderia adversária.
Sem a mesma competividade, Fernando Alonso e a dupla da Ferrari não participaram da luta pelo pódio. Sergio Perez, que não passou do Q1 no sábado, também ficou de fora da disputa por uma posição melhor. A Mercedes, além de Hamilton no pódio, teve George Russell em 5º depois de superar Charles Leclerc.
O contundente domínio de Max Verstappen e da equipe Red Bull pode ser traduzido em números comparativos com o da temporada passada. Até agora, a escuderia venceu as dez corridas da temporada, oito delas com Max. No ano passado, depois do GP da Inglaterra, Max tinha 34 pontos de vantagem sobre Sergio Perez e 43 sobre Charles Leclerc. Em 2023, Max abriu 99 pontos sobre Perez e 118 sobre Fernando Alonso, o 3
º colocado do campeonato. No Mundial de Construtores, em 2022, depois de dez etapas, a Red Bull tinha 63 pontos sobre a Ferrari e 124 sobre a Mercedes. Agora a Red Bull tem 208 sobre a Mercedes e 230 sobre a Aston Martin.
O Grande Prêmio da Inglaterra foi um sucesso de público. Ao longo dos três dias do evento, nada menos do que 480 mil pessoas passaram pelo autódromo de Silverstone.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.