Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Lando Norris agita a Fórmula 1

Por Castilho de Andrade

      Pole position, vitória (com 22,8 segundos de vantagem), melhor volta e ‘Piloto do Dia’. O britânico Lando Norris teve um final de semana perfeito, derrotando o ‘piloto da casa’, Max Verstappen, no GP dos Países Baixos, em Zandvoort. Max foi o 2º e Charles Leclerc completou o pódio. A McLaren segue colocando em dúvida o domínio da Red Bull. Os organizadores dos Países Baixos anotaram 305 mil pessoas nos três dias do evento.  Domingo que vem, o desafio é Monza, o traçado mais veloz da Fórmula 1.

       A McLaren tem o melhor carro atual da Fórmula 1. A equipe, entretanto, é discreta sobre as possibilidades de uma disputa aberta pelo Mundial de Pilotos. A vantagem de Max Verstappen sobre Norris – 70 pontos – não será fácil de ser eliminada. E se não puder vencer, como aconteceu em Zandvoort, Max demonstrou que correrá para somar pontos e manter-se na liderança do campeonato, mudando suas características habituais. Já o Mundial de Construtores onde a diferença da Red Bull em relação à McLaren vem caindo – agora é de 30 pontos – a situação é mais delicada e a McLaren tem chances de assumir a ponta nas próximas corridas. Oscar Piastri faz a diferença, marcando 40 pontos a mais do que Sergio Perez até agora.

         O momento chave da corrida na Holanda aconteceu na 18ª volta, quando Norris se aproximou de Max e fez uma ultrapassagem segura, sem chances de defesa. A partir daí, o piloto da McLaren foi abrindo uma cômoda vantagem até a vitória. Antes, na largada, Norris vacilou e permitiu que Max tomasse a ponta com facilidade.

          Ferrari e Mercedes dividiram as demais posições, com melhor resultado para Leclerc e Carlos Sainz que terminou em 5º, atrás de Oscar Piastri. A Mercedes tentou uma alternativa, sem sucesso, fazendo um segundo pit stop e colocando pneus macios nos carros de Lewis Hamilton e George Russell.     

      Depois do anúncio oficial da Alpine, confirmando o piloto australiano Jack Doohan, 21 anos, como companheiro de Pierre Gasly, em 2025, restam três vagas para a próxima temporada. A da Mercedes deverá ser preenchida no próximo final de semana, durante o GP da Itália, com Andrea Kimi Antonelli, 18 anos, designado como substituto de Lewis Hamilton. Sobrarão então a Kick Sauber e RB Honda.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.