Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Max não perde desde abril: oito vitórias seguidas

Por Castilho de Andrade

     A última vez em que Max Verstappen não venceu na Fórmula 1 foi no circuito de Baku, dia 30 de abril. Depois do GP do Azerbaijão, ele venceu todas. Em Spa-Francorchamps, 30/7, Max largou em 6º (penalizado em cinco posições pela troca do câmbio). Depois de 17 voltas, o holandês já superava o líder Sergio Perez e foi pavimentando o caminho para o oitavo triunfo consecutivo. A Red Bull fez a dobradinha e dividiu o pódio com Charles Leclerc. Desta vez a volta mais rápida foi de Lewis Hamilton, que terminou em 4º. 

     Fora a insinuante atuação de Max, eleito o ‘Piloto do Dia’, para chegar à liderança, o GP da Bélgica não ofereceu grandes duelos. Oscar Piastri e Carlos Sainz Jr. se chocaram na largada. Piastri teve um pneu furado e Sainz enfrentou problemas com o equilíbrio do carro. Os dois abandonaram. A Red Bull não precisou se esforçar muito para alcançar os dois primeiros lugares. 

    Na corrida sprint, sábado, a chuva foi a protagonista. Atrasou a largada, a formação do grid levou três voltas com o safety car na frente, forçou o uso de pneus para pista molhada e, nas primeiras duas voltas, todos os pilotos optaram pela troca por pneus intermediários. Fernando Alonso ficou na caixa de brita depois de derrapar sozinho e Lewis Hamilton foi penalizado em cinco segundos pelo toque em Sergio Perez que tirou o mexicano da prova. O pole Max Verstappen superou, na sexta volta, o então primeiro colocado Oscar Piastri, acelerando fundo com a pista molhada, e venceu sem maiores problemas. O estreante Piastri conquistou seu primeiro pódio. Pierre Gasly terminou em 3º. 

     Com os 33 pontos conquistados no GP da Bélgica, Verstappen tem agora 125 pontos sobre Sergio Perez, 165 em relação a Fernando Alonso e 166 para Lewis Hamilton. A Red Bull, por sua vez, tem 256 pontos de vantagem sobre a Mercedes e 307 para a Aston Martin. 

      A Fórmula 1 entra oficialmente de férias regulamentares nesta segunda-feira. As dez corridas restantes do Mundial de Fórmula 1 2023 começam no dia 27 de agosto, em Zandvoort, com o Grande Prêmio dos Países Baixos. Uma semana depois, 3 de setembro, será a vez do GP da Itália, em Monza.  

    O fim de semana em Spa proporcionou bons resultados para os pilotos brasileiros. Enzo Fittipaldi (Fórmula 2) e Caio Collet (Fórmula 3) venceram as respectivas corridas sprint e Enzo foi o 3º na prova principal (F2) enquanto Collet terminou em 5º (F3). Gabriel Bortoleto, que não pontuou, está agora a dois pontos do título da F3.

       O GP da Bélgica tem contrato assegurado até o ano que vem. No final de semana passaram por Spa 360 mil expectadores.  

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.