Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

GP SÃO PAULO DE F1 PRESENTEIA TORCIDA COM MELHOR CORRIDA SPRINT DO ANO E VITÓRIA DE GEORGE RUSSELL

Por Castilho de Andrade

Interlagos foi palco de uma disputa espetacular na tarde deste sábado (12) na corrida curta que definiu o grid de largada do GP de amanhã. Mercedes sai na primeira fila

A terceira e última das corridas Sprint programadas para a temporada 2022 da Fórmula 1 foi disputada na tarde deste sábado (12) em Interlagos durante o GP São Paulo. A prova, de 24 voltas, que define o grid de largada para a corrida principal deste domingo (13), foi a melhor do ano e teve a vitória de George Russell, da Mercedes.

Foi a primeira “vitória” do piloto britânico, em seu primeiro ano na equipe octacampeã de Construtores. Vitória entre aspas, já que para efeitos estatísticos só contam as corridas principais disputadas aos domingos. Entretanto, será a segunda vez que Russell largará da primeira posição: no GP da Hungria, o piloto marcou sua primeira pole position.

“Foi incrível. Eu não esperava ter tanto ritmo assim, mas acho que isso mostra todo o trabalho duro que todo mundo está colocando e o progresso que temos feito como equipe. Nestas últimas três corridas desde Austin, o carro tem estado muito bom. Obviamente, é difícil saber como Max (Verstappen) teria se saído se ele tivesse largado com os pneus macios, mas, mesmo assim, terminar em primeiro é um sentimento ótimo”, afirmou o vencedor da Sprint de Interlagos.

Carlos Sainz, da Ferrari, terminou a prova na segunda posição depois de ter saído em quinto. No entanto, o espanhol larga em sétimo neste domingo como punição (com a perda de cinco posições no grid) pela troca do motor de combustão de sua Ferrari. Lewis Hamilton terminou em terceiro.

Max Verstappen, o único entre os ponteiros a ter feito a Sprint com pneus médios – todos os outros correram com os macios -, terminou em quarto depois de perder rendimento quando liderava a corrida; Sergio Perez foi sexto, pedindo à equipe Red Bull que ordenasse a troca de posição com o bicampeão pelos pontos – o mexicano luta pelo vice-campeonato -, o que não aconteceu, com Lando Norris em sétimo e o dinamarquês Kevin Magnussen, que largou da pole position da Sprint com a Haas, fechando os oito primeiros que marcaram pontos na prova.

Interlagos foi o único autódromo do calendário a receber a corrida Sprint pelo segundo ano seguido. As outras pistas que sediaram a corrida curta de sábado em 2022 foram a de Ímola, no GP da Emília Romanha, e a de Spielberg, no GP da Áustria.

Pouco antes da largada, foi dada a sequência nas comemorações pelos 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o CEO do GP São Paulo, Alan Adler, entregaram a obra “A Velocidade”, do artista plástico Waltercio Caldas, a Bernie Ecclestone, Tamas Rohonyi, Emerson Fittipaldi, Reginaldo Leme e Fabiana Ecclestone, que representou o presidente da FIA Mohammed ben Sulayem. Logo depois, o bloco carnavalesco Sargento Pimenta tomou o grid de largada para um animado carnaval fora de época em pleno Interlagos.

Depois da surpreendente pole position da sexta-feira, Kevin Magnussen manteve a ponta na largada com a Haas à frente de Max Verstappen, que logo passou a receber pressão de George Russell. Magnussen, no entanto, perdeu a liderança para Verstappen já na terceira volta e foi sendo ultrapassado – por Russell, Sainz, Hamilton, Sainz, Perez, Leclerc e Norris até se estabelecer na oitava posição recebendo um ponto na bandeirada final.

Lewis Hamilton, saindo em oitavo, fez um início de prova bastante agressivo e na altura da sexta volta já era o quarto colocado. Na volta 12 das 24 programadas, Russell voltou a atacar a Red Bull de Verstappen, e durante duas voltas o bicampeão mundial conseguiu se defender dos ataques.

Até a 15ª volta. O jovem britânico da equipe Mercedes armou o primeiro ataque na freada do “S” do Senna, posicionou seu carro na entrada da reta oposta e concluiu a ultrapassagem usando a asa móvel, se posicionando à frente do holandês, por fora, na freada da Curva do Lago e tomando a ponta da corrida Sprint, levando o público de Interlagos ao delírio nas arquibancadas e camarotes.

Por onde se via carros na pista, havia disputa por posição. Companheiros de equipe na Aston Martin, Lance Stroll e Sebastian Vettel quase foram longe demais: o alemão, que faz em Interlagos seu último GP no Brasil, armou ultrapassagem sobre o canadense, que jogou o colega de time para fora da pista. Vettel conseguiu retornar e ao final da volta conseguiu ultrapassar. Considerado culpado por direção perigosa, Stroll foi penalizado com o acréscimo de dez segundos a seu tempo de prova. Vettel terminou em nono e Stroll em 17º. Mick Schumacher, que largou da última posição com a Haas, fez várias ultrapassagens, contou com alguns contratempos de seus concorrentes e fechou a disputa no 12º lugar.

A Alpine, que liderou o segundo treino livre do final da manhã com Esteban Ocon e fez o quarto tempo com Fernando Alonso, não teve uma boa prova durante a tarde. Os dois companheiros de equipe se tocaram duas vezes na pista – o espanhol teve de ir aos boxes trocar o bico de seu carro e voltou para concluir em 15º, e o francês, com o carro danificado, foi perdendo posições até terminar em 18º. O único abandono da prova ficou por conta de Alexander Albon, da Williams, com problema mecânico.

Neste domingo (13), o Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022 tem largada às 15 horas.

Resultado – Sprint Race

1. George RUSSELL (Mercedes)

2. Carlos SAINZ (Ferrari)*

3. Lewis HAMILTON (Mercedes)

4. Max VERSTAPPEN (Red Bull)

5. Sergio PEREZ (Red Bull)

6. Carles LECLERC (Ferrari)

7. Lando NORRIS (McLaren)

8. Kevin MAGNUSSEN (Haas)

9. Sebastian VETTEL (Aston Martin)

10. Pierre GASLY (AlphaTauri)

11. Daniel RICCIARDO (McLaren)

12. Mick SCHUMACHER (Haas)

13. Guanyu ZHOU (Alfa Romeo)

14. Valtteri BOTTAS (Alfa Romeo)

15. Fernando ALONSO (Alpine)

16. Yuki TSUNODA (AlphaTauri)

17. Lance STROLL (Aston Martin)

18. Esteban OCON (Alpine)

19. Nicholas LATIFI (Williams)

não completou:

20. Alexander ALBON (Williams)

*Carlos Sainz perde 5 posições no grid como punição pela troca do motor de combustão

 

Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022*

Programação - Domingo, 13 de novembro

09:45   Segunda Corrida - Porsche Sprint Challenge Brazil

11:20   Segunda Corrida - Porsche Carrera Cup Brazil

13:00   Desfile de Pilotos da Fórmula 1

15:00   Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022, 71 voltas*toda programação está sujeita a alterações sem aviso prévio

 

Site oficial: f1saopaulo.com.brTiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo (ingressos esgotados)Ponto exclusivo para retirada de ingressos - Shopping Market Place: marketplace.com.br

Coleção exclusiva NTFs Brazilian GP: The 50 years collection: nft.F1saopaulo.com.br

 

Texto: Cleber Bernucci