Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

GP do Japão: um novo show na pista de Suzuka?

Por Castilho de Andrade

SUZUKA, JAPAN - OCTOBER 09: Max Verstappen of the Netherlands driving the (1) Oracle Red Bull Racing RB18 and Charles Leclerc of Monaco driving the (16) Ferrari F1-75 battle for track position at the start during the F1 Grand Prix of Japan at Suzuka International Racing Course on October 09, 2022 in Suzuka, Japan. (Photo by Peter Fox/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202210090150 // Usage for editorial use only //

Depois da corrida empolgante do último domingo, em Singapura, a expectativa para a corrida do próximo domingo é grande. A Red Bull vai se recuperar? A Ferrari sairá em busca da segunda vitória na temporada? George Russell vai superar o erro que cometeu no circuito Yas Marina? A McLaren pode lutar pela vitória? Lance Stroll está restabelecido da forte batida que sofreu em Singapura? A etapa japonesa será disputada na madrugada de sábado para domingo, às 2h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo e exclusiva pela BandTV e BandNews FM. O treino de classificação será às 3h00, de sexta para sábado.
No ano passado, em uma prova acidentada por causa da chuva, Max Verstappen cruzou a linha de chegada em 1º lugar, conquistando o bicampeonato. A corrida teve apenas 28 das 53 voltas previstas. Faltando sete etapas para o final do Mundial 2023, os cálculos para o terceiro título de Max estão começando.
O campeonato tem ainda 206 pontos em jogo, incluindo as três corridas Sprint restantes – Catar, EUA e GP DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1 – que atribuem, cada uma, oito pontos para o vencedor. Depois do GP Singapura, Verstappen conta com 151 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Sergio Perez, e 194 pontos em relação a Lewis Hamilton que ocupa o terceiro lugar na classificação. Mesmo vencendo em Suzuka e Perez não marcando pontos, o campeonato ainda não será decidido. O mais provável é que a conquista seja sacramentada no Catar ou EUA.
A corrida de Suzuka poderá oferecer novidades para a formação do grid de 2024. Há indícios, ainda a serem confirmados, de que Yuki Tsunoda poderá deixar a AlphaTauri, dando lugar ao neozelandês Liam Lawson que foi bem em Monza e Singapura. Tsunoda poderia se tornar piloto de testes da Red Bull ou ainda disputar com Mike Schumacher e Felipe Drugovich uma hipotética vaga de Logan Sargeant na Williams. Felipe também teria chances na Sauber, mas a escuderia renovou o contrato com o chinês Guanyou Zhou.