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GP do Azerbaijão: McLaren pode assumir a ponta?

Por Castilho de Andrade

      Nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão, a McLaren pode fazer história na Fórmula 1. Apenas 8 pontos separam a equipe da líder Red Bull no Mundial de Construtores. Se repetir as boas atuações das últimas corridas, Lando Norris e Oscar Piastri poderão superar a dupla Max Verstappen e Sergio Perez. O GP do Azerbaijão será disputado neste domingo, a partir das 8h00 (de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV. No sábado, o treino de classificação começa às 9h00.

       Em sete corridas em Baku (a primeira, em 2016, foi o Grande Prêmio da Europa), a Red Bull venceu 4 vezes e a Mercedes 3. O único piloto com duas vitórias é Sergio Perez (2021 e 2023). O recorde de melhor volta pertence a Charles Leclerc, Ferrari, em 2019, com a marca de 1min43s009. Leclerc também assinalou as poles positions nas últimas três corridas consecutivas. Se depender do histórico da corrida e da nova relação de forças entre Red Bull, Ferrari e Mercedes, as possibilidades estão abertas. Mas, no momento, quem está ditando o ritmo do Mundial é a McLaren.

        No Mundial de Pilotos, a situação é diferente. Max Verstappen, com a boa vantagem que abriu na primeira metade do campeonato, mantém a liderança com 62 pontos em relação a Lando Norris. Faltando oito corridas para o fim da temporada, incluindo três corridas sprint (Austin, Interlagos e Lusail), serão 232 pontos em jogo. Para alcançar Verstappen, Norris teria de tirar média de 8 pontos por corrida. Para isso seria necessário que a McLaren ‘definisse’ Norris como primeiro piloto nas provas restantes. Já Charles Leclerc, oficializado como primeiro piloto da Ferrari, teria de eliminar média de 12 pontos por corrida para igualar a marca de Verstappen.

         Baku, apesar de ser um circuito de rua, tem um traçado veloz. No ano passado, Sergio Perez venceu com a média horária de 198,074 km. Para efeito de comparação, a média horária do vencedor do GP de Mônaco, Charles Leclerc, em 2024, foi de 109,013 km. As duas retas e o miolo, fechado, demandam um carro bem equilibrado. Uma única parada, apostando na resistência do pneu duro, é a estratégia prevista pela Pirelli.

         Em Baku, o inglês Ollie Bearman fará sua segunda corrida na temporada. Ele substituirá Kevin Magnussen, na Haas, suspenso por atingir 12 pontos na superlicença. Na primeira prova de F1 que disputou este ano, na Arábia Saudita, substituindo Carlos Sainz Jr na Ferrari, Bearman terminou em 7º.  Na próxima temporada, Ollie será piloto titular da Haas.

 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.