GP de Miami: Red Bull é cautelosa
A Red Bull evita euforia antes da sexta etapa dos Mundiais de Pilotos e Construtores da F1 – o GP de Miami –que será disputada neste domingo, a partir das 17h (de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. A classificação, no sábado, começa às 17h. E a segunda sprint do ano, a partir das 13h de sábado. A referência da Red Bull para a corrida é a prova de 2022 quando a Ferrari largou na primeira fila com os dois carros.
Max Verstappen venceu as duas corridas no circuito de Miami em 2022 e 2023. No ano passado, ele largou na 9ª posição e em 15 voltas já estava disputando a ponta. Em 2022, ele também se impôs depois de largar atrás das Ferrari. Mas os carros da Ferrari renderam muito bem e, este ano, como a equipe corrigiu problemas de estabilidade, a expectativa é que dificultem o trabalho da Red Bull.
Após o GP da China, Carlos Sainz Jr. fez um prognóstico sobre traçados que favoreceriam à Ferrari e colocou Miami ao lado de Singapura e Monza.
Max Verstappen venceu quatro das cinco corridas disputadas até agora. A menor vantagem para o segundo colocado foi em Suzuka quando chegou 12,5 segundos na frente de Sergio Perez. A maior foi no Bahrein, com 22,4 segundos também sobre Perez. Na Arábia Saudita, Max recebeu a bandeirada 13,6 segundos antes de Perez e na última corrida, em Shangai, levou 13,7 segundos em relação a Lando Norris. Para se comparar, no GP de Miami de 2022, Max chegou 3,7 segundos na frente de Charles Leclerc. Nas previsões para o próximo domingo, a Red Bull não leva em consideração o resultado de 2023 que considera fora do normal embora tenha feito a dobradinha.
O GP de Miami será a primeira corrida após o anúncio oficial da Kick Sauber confirmando a contratação do alemão Nico Hulkenberg para 2025. O piloto foi escolhido pela Audi que assumirá a equipe em 2026. Valtteri Bottas ou Guanyu Zhou perderá o cockpit. Ou, talvez, os dois pilotos caso Carlos Sainz Jr. feche com a equipe. O inglês Oliver Bearman, piloto de testes da Ferrari, é o favorito para ocupar a vaga de Hulkenberg na equipe Haas.
E, também, será a primeira corrida desde que ‘vazou’ a informação de que o gênio Adrian Newey, projetista da equipe Red Bull, teria comunicado à equipe que está de saída. Newey, cujos carros venceram 12 mundiais de construtores, estaria a caminho da Ferrari. Mas também poderá ser da Mercedes ou Aston Martin. Convites, certamente, não faltam.