Vitória, volta mais rápida e piloto do dia. Max Verstappen largou em nono – depois de cometer um erro no treino de classificação – e foi buscar Sergio Perez que largou na pole. A dez voltas do final, o bicampeão fez a ultrapassagem final, por fora, sem dar chances de reação ao companheiro de equipe que terminou em 2º.
Check-up do Mundial de Fórmula 1 2023 depois de cinco corridas. A Red Bull marca cinco vitórias e quatro dobradinhas. A equipe tem 224 pontos, mais do que a soma de Aston Martin e Mercedes que, juntas, contam com 198 pontos. Fernando Alonso, quatro pódios, é o maior adversário de Max Verstappen e Sergio Perez.
Uma estratégia bem calculada, tirando o máximo dos pneus duros a partir da largada, aliada com um estilo agressivo e seguro foram as armas de Max Verstappen para chegar a sua 38ª vitória na carreira e aumentar a vantagem sobre Sergio Perez de seis para 14 pontos na classificação do campeonato. Sobre Fernando Alonso, Max abriu 44 pontos.
Ferrari e Mercedes melhoraram ligeiramente em relação às corridas anteriores. As duas escuderias colocaram suas respectivas duplas de pilotos na zona de pontos. Não fosse o bizarro acidente de Charles Leclerc no treino de sábado, deslizando sozinho contra a proteção e abreviando a tomada de tempos, a Ferrari poderia ter alcançado um resultado mais expressivo. Já a tradicionalíssima McLaren voltou a decepcionar. Lando Norris terminou em 17º e Oscar Piastri em 19º. Até agora a escuderia obteve 14 pontos e está empatada com a Alpine.