Férias da Fórmula 1, mudanças à vista?
As férias regulamentares de agosto na Fórmula 1, uma exigência da legislação trabalhista europeia, marca o início de anúncios e negociações para a temporada do ano seguinte. Este ano não deverá ser diferente. A AlphaTauri se antecipou e trocou o holandês Nyck de Vries pelo australiano Daniel Ricciardo, já no GP da Hungria. Novidades são aguardadas para as próximas semanas.
O Mundial de Fórmula 1 2023 retoma suas atividades de pista no último final de semana de agosto, com o GP dos Países Baixos para a alegria da torcida laranja que acompanha o líder e favorito ao título Max Verstappen. Enquanto isso, o grid da temporada de 2024 começa a ser desenhado.
A chegada de Daniel Ricciardo provocou a primeira mudança de rumo para o ano que vem. Ricciardo estaria cotado para uma hipotética vaga de Sergio Perez na Red Bull. A equipe, entretanto, garante que a dupla – Verstappen/Perez – permanecerá. Bem ou mal, o mexicano está cumprindo o papel de somar pontos para o campeonato de construtores e mantém-se na segunda posição do campeonato sem criar rusgas com Verstappen. Se Ricciardo for para a Red Bull, o neozelandês Liam Lawson, atualmente na Super Fórmula japonesa, poderia ocupar seu lugar na Alpha Tauri que, no ano que vem, ganhará um novo nome.
Ralf Schumacher, comentarista da TV alemã, já aponta que Ricciardo, se render na AlphaTauri, o que não será fácil, poderá mesmo ficar com a vaga. E ainda citou Alexander Albon que, em tese, deverá cumprir mais uma temporada na Williams.
Albon, aliás, também estaria nos planos da Ferrari para substituir o espanhol Carlos Sainz Jr em 2025. A preocupação dos dirigentes da escuderia italiana é garantir um contrato mais longo para Charles Leclerc. Sainz, portanto, estaria fora dos planos da equipe. Ao mesmo tempo há quem afirme que Lando Norris já teria um pré-contrato com a Ferrari. Mas a McLaren renovou o contrato de Norris até 2025.
A Mercedes negocia a renovação do contrato de Lewis Hamilton. Tudo leva a crer que o piloto permanecerá na escuderia. Caso isso não ocorra, não será fácil substitui-lo.
Ao mesmo tempo que espera poder anunciar logo um novo contrato com Lewis Hamilton, o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, busca uma vaga para acomodar o alemão Mike Schumacher, piloto de testes da equipe. Haveria duas opções: a Sauber ou o posto do americano Logan Sargeant na Williams.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.