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Deu Max, sem muito esforço

Por: Castilho de Andrade
29/agosto/2022
4 min de leitura

   O GP da Bélgica – corrida já confirmada também para o ano que vem – foi das mais fáceis para o campeão mundial Max Verstappen. O curioso é que ele largou na ‘difícil’ posição de 14º do grid. Em 12 voltas, já estava em primeiro e só foi administrando o primeiro lugar, poupando o novo motor para as próximas corridas. Cravou ainda a volta mais rápida e foi escolhido o ‘Piloto do Dia’. Completaram o pódio Sergio Perez, que abriu caminho para Max, e Carlos Sainz. A diferença, agora, para Charles Leclerc é de 98 pontos, faltando oito corridas para o fim da temporada. No próximo domingo, haverá a disputa do GP da Holanda, a partir das 10h, com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, o treino de classificação começa às 10h. 

    No sábado, depois do treino, Max resumiu sua expectativa para a corrida: ´Tenho um foguete nas mãos`. O carro da Red Bull não deu chance para os adversários. Na prática, para alcançar Max Verstappen, Charles Leclerc precisaria de um carro mais eficiente, uma logística melhor e tirar média 12 pontos por prova nas últimas oito corridas o que parece quase impossível. 

    Max largou atrás porque foi punido pela troca do equipamento. A Ferrari fez o mesmo com Charles Leclerc. O resultado, entretanto, foi péssimo. O monegasco acabou em sexto depois de uma desastrada parada no box na penúltima volta para trocar os pneus e tentar a volta mais rápida. Não só não conseguiu a volta que daria um ponto como acabou perdendo a posição porque excedeu a velocidade no box e tomou uma punição de cinco segundos, caindo do quinto para o sexto lugar e, dessa forma, perdendo dois pontos.  

     Charles Leclerc era o líder do campeonato na quinta corrida da temporada. Agora perdeu a vice-liderança para Sergio Perez. Na Holanda, um circuito mais lento que Spa, Ferrari e Mercedes devem apresentar um melhor rendimento, mas não dá para tirar o favoritismo da Red Bull. 

     No Mundial de Construtores, a Red Bull ampliou para 118 pontos sua vantagem sobre a Ferrari e para 159 pontos sobre a Mercedes.  

     O calendário de 2023 começa a ganhar forma com os últimos anúncios oficiais. O GP da França está fora do Mundial do ano que vem e Spa confirmou sua presença. 

                                   Fórmula 2 e Fórmula 3 

      Nas categorias de acesso, os brasileiros largaram na frente na F2 e F3 mas foram surpreendidos na corrida. Quem se deu melhor foi o pole Felipe Drugovich, que terminou em 2º e segue firme na liderança agora com 43 pontos de vantagem e poderá ser campeão em Zandvoort. Enzo Fittipaldi, punido por levar vantagem, cortando caminho, acabou em 10º. Na F3, depois de largar na pole, Caio Collet acabou em 6º. Os três pilotos são candidatos a vagas na Fórmula 1 em futuro próximo.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.