O grid atual da Fórmula 1 conta com três campeões mundiais e mais 17 candidatos. O acidentado GP da Austrália, com três bandeiras vermelhas, consagrou no pódio os três campeões – Max Verstappen, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. E, com exceção de Sergio Perez, segundo colocado na classificação do campeonato, os três ocupam as restantes posições de honra da tabela. Um belo começo de temporada. A próxima etapa será em Baku, no Azerbaijão, dia 30 de abril, já com a primeira Sprint do campeonato.
O ‘currículo’ do pódio de Melbourne impõe muito respeito. Max soma 37 vitórias com 80 pódios; Lewis Hamilton 103 vitórias em 192 pódios e Fernando Alonso, 32 vitórias com 101 pódios. Uma disputa entre três campeões mundiais ao longo do campeonato é uma hipótese que não pode ser afastada e valorizaria muito a competição. No momento, sem outra escuderia envolvida na disputa de vitórias, essa parece ser uma tendência. Só que vale lembrar que a Red Bull domina o cenário.
Os dois destaques mais importantes da corrida foram Max Verstappen com a Red Bull e a reação da Mercedes. Max foi inteligente no começo na corrida, evitando o duelo direto com as Mercedes de George Russell e Lewis Hamilton e aguardando ‘as coisas acontecerem’. Na 12ª volta, depois de superar Hamilton, o holandês estava na frente. A Red Bull conquistou a terceira vitória em três corridas. Max demonstrou confiança no carro que tinha nas mãos e soube conduzi-lo à vitória.
A Mercedes, de quem pode se esperar o pulo do gato, veio em Melbourne, garantindo a segunda e terceira posições no grid. Russell só não completou o percurso porque o motor não aguentou.
A corrida confusa poderia implicar em alguns protestos pelo resultado final, mas não envolvendo as posições do pódio. A FIA não endossou as reclamações da Haas e manteve o resultado da prova.
Se a McLaren revelou um resultado melhor do que nas duas corridas anteriores, a Ferrari foi trágica. Charles Leclerc nem completou a primeira volta depois de um choque com Lance Stroll enquanto Carlos Sainz Jr. teve de se contentar com o 12º lugar, depois de ter acertado o carro de Fernando Alonso.
FÓRMULA 3 – O destaque na Austrália ficou para o piloto paulista Gabriel Bortoleto, 18 anos, pole position da corrida principal, que venceu a prova depois de liderar todo o percurso. Bortoleto aumentou sua vantagem na liderança do campeonato.