Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

A Mercedes cresce. E Verstappen segue imbatível

Por Castilho de Andrade

     Max Verstappen foi o mais rápido nos três treinos livres para o GP da Espanha, no circuito de Barcelona. Marcou a pole position, venceu a corrida de ponta a ponta e, desafiando ordem da equipe, ainda fez a melhor volta da prova. Foi a sétima vitória da Red Bull e a quinta de Max nas sete corridas já realizadas. A Mercedes comprovou a eficiência do pacote de atualizações e colocou seus dois pilotos no pódio, Lewis Hamilton (2º), o Piloto do Dia, e George Russell (3º). A Aston Martin decepcionou. A próxima etapa do Mundial de F1 2023 será em Montreal, Canadá, 18 de junho, às 15h (de Brasília) 

      Com o fim da chicane no circuito de Barcelona, os carros foram mais rápidos e as escuderias, com exceção da Red Bull, se embaralharam com o rendimento semelhante dos pneus médios e duros. Max fez a pole em 1min12s818 contra 1min18s750 de Charles Leclerc no ano passado. O piloto holandês também cravou a volta mais rápida da prova com 1min16s330 enquanto Sergio Perez marcou 1min24s108 no GP de 2022. Ameaçado por uma advertência por exceder os limites do traçado, Max foi aconselhado pela escuderia a não tentar fazer a volta mais rápida que estava em poder de Sergio Perez. Não adiantou a sugestão. O líder do mundial acelerou e ganhou o ponto extra. 

        O caso mais curioso da corrida ficou por conta do favorito do público espanhol, Fernando Alonso. O piloto teve problemas no Q1, sábado, depois de sair da pista, afetando o assoalho do carro. Na corrida, o rendimento da Aston Martin seguiu comprometido. Na parte final da prova, Fernando Alonso, então na sétima posição, avisou pelo rádio que Lance Stroll, seu companheiro e filho do dono da equipe, na sexta posição, não precisava se preocupar que não tentaria ultrapassá-lo. E cumpriu o que prometeu. 

          A Ferrari voltou a não se dar bem. A estratégia da equipe perdeu a chance de colocar Carlos Sainz, que largou na primeira fila, em uma posição melhor no final da prova. Já Charles Leclerc teve um péssimo final de semana, não passando do Q1 no treino de classificação e terminando fora da zona de pontos. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.