Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

A FÓRMULA 1 É AQUI

Por Castilho de Andrade

       O melhor fim de semana para os amantes brasileiros da Fórmula 1 chegou. As equipes estão a postos no autódromo de Interlagos para a disputa do Grande Prêmio de São Paulo, os fãs buscam os pilotos para fotos e autógrafos e uma intensa programação faz parte dos três dias do evento. A BandTV, com transmissão exclusiva, prepara uma cobertura gigante da prova. O Grande Prêmio será disputado no domingo, a partir das 14h (de Brasília). Na sexta, o treino de classificação para o GP começa às 15h; no sábado, o treino oficial para a Sprint será às 11h e a corrida Sprint, a última da temporada, às 15h30. 

        Tricampeão mundial, 16 vitórias em 19 corridas disputadas este ano, 51 triunfos na carreira (igualando a marca do tetracampeão Alain Prost), Max Verstappen desembarca em São Paulo como grande favorito. O retrospecto de Verstappen, pela Red Bull, em Interlagos abrange o 1º lugar em 2019, 2º lugar em 2018, 2020 e 2021, 3º lugar em 2016. No ano passado, terminou em 4º na Sprint e 6º no GP. A Red Bull, campeã de construtores, já venceu cinco vezes em Interlagos, duas com Sebastian Vettel, duas com Mark Webber e uma com Verstappen.

          O que estará em jogo no GP de São Paulo:

          1 – Interlagos é um circuito difícil e seletivo. Vencer no GP de São Paulo, independente do resultado do campeonato, é importante para o currículo de qualquer piloto. George Russell, que obteve sua única vitória até agora, no ano passado em Interlagos, sempre cita a corrida como um marco na carreira. No sábado, teremos a Sprint, pela terceira vez consecutiva (caso único no calendário), que sintetiza bem todas as emoções da Fórmula 1.

          2 – Luta pelo vice de pilotos. Sergio Perez, da Red Bull, leva 20 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton. Perez não tem correspondido nas últimas corridas enquanto Hamilton, com dois segundos lugares consecutivos (apesar da desclassificação em Austin), está em um bom momento, em que pese as limitações do carro da Mercedes. Com a Sprint, a corrida de Interlagos terá 34 pontos em jogo. Convém lembrar que, após São Paulo, a Fórmula 1 terá ainda corridas em Las Vegas e Abu Dhabi.

          3 – Disputa pelo 4º lugar. Os dois pilotos espanhóis – Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr. estão empatados com 183 pontos. Depois de um início promissor, a Aston Martin decaiu muito e Alonso não tem conseguido repetir boas atuações. Já a Ferrari acusa uma razoável melhora e Sainz (único piloto que conseguiu superar a dupla da Red Bull e vencer uma corrida – a de Singapura) está em alta.

          4 – Competição pelo vice de construtores. A Mercedes está na frente com 22 pontos de vantagem sobre a Ferrari. Situação, portanto, indefinida. Teremos ainda 86 pontos nas três corridas restantes. É importante ressaltar que a classificação final do campeonato impacta na premiação e junto aos patrocinadores.

          5 - Luta pelo quarto lugar de construtores. A McLaren virou o jogo e, em Austin, passou à frente da Aston Martin. A diferença aumentou para 20 pontos após o GP do México. Enquanto a McLaren cresceu na segunda metade do campeonato, a Aston Martin perdeu fôlego e Lance Stroll contribui pouco para a pontuação do campeonato.

           Boa corrida a todos. Nos vemos em Interlagos.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.