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Zandvoort, na volta das férias.

Por: Castilho de Andrade
20/agosto/2024
3 min de leitura

Dez corridas, três sprint races, 284 pontos em jogo. A Fórmula 1 começa no próximo final de semana, com o GP dos Países Baixos, na pista de Zandvoort, a reta final para a decisão do título dos mundiais de pilotos e construtores, ainda totalmente abertos. Outros temas, entretanto, estarão na mesa de negociações. A corrida, domingo, começa às 10h (de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, o treino de classificação será às 10h.

        O futuro de Zandvoort é uma das questões que estão em discussão. Um dos projetos é o revezamento entre o circuito de Spa, na Bélgica, e a pista da Holanda, distantes apenas 290 quilômetros. A ideia poderá ser colocada em prática a partir de 2026. O mesmo poderá acontecer com Ímola e Monza, separados por 320 quilômetros. Dessa forma, haveria a possibilidade de abrir espaço para novos GPs.

         O reinício do campeonato, após as três semanas de férias, deverá esclarecer as dúvidas remanescentes em relação ao grid de 2025. Restam as vagas da Mercedes, RB Honda, Alpine e Sauber. Monza, uma semana depois da corrida dos Países Baixos, última etapa da chamada ‘fase européia’, seria o GP escolhido para o anúncio do substituto de Lewis Hamilton, na Mercedes, provavelmente italiano Kimi Antonelli. O ‘imbroglio’ envolvendo Red Bull, RB Honda, Sergio Perez e Daniel Ricciardo também deverá ser solucionado.

          Favorito para a corrida em Zandvoort, Max Verstappen deverá transformar o circuito em uma grande festa laranja. O piloto holandês, líder do campeonato, venceu as três últimas corridas nessa pista. Enfrentará, entretanto, ao contrário dos três GPs anteriores, McLaren e Mercedes cujos carros evoluíram muito nas últimas etapas. 

          O GP dos Países Baixos marcará a proibição definitiva da chamada ‘frenagem assimétrica’ onde ela age de forma distinta sobre as rodas de um mesmo eixo. Segundo a FIA, esse dispositivo daria vantagem a algumas escuderias em detrimento de outras. E implicaria também em uma questão de segurança. Não houve reclamações.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.