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Xeque-mate de Hamilton no GP da Espanha

Por Castilho de Andrade

© LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd

   Lewis Hamilton ganhou tudo em Barcelona. Fez sua 100ª pole, venceu uma corrida difícil – a 98ª da carreira - e ainda foi eleito o ‘Piloto do Dia’. De quebra igualou a marca de Michael Schumacher na Espanha – seis vitórias – e aumentou para 14 pontos sua vantagem na liderança do Mundial de F1 2021. Só a volta mais rápida da prova ficou com Max Verstappen.  

     A Red Bull acertou e errou na corrida.  No primeiro pit (que acabou sendo o único) chamou Max Verstappen antes e, com isso, abriu boa vantagem sobre Lewis Hamilton, embora tenha feito uma péssima troca de pneus. Lewis Hamilton fez uma segunda parada e a Red Bull tentou uma estratégia perigosa, com apenas uma parada. Não deu. Era um risco muito grande duelando com a Mercedes e Lewis Hamilton. Com os pneus desgastados, Verstappen nem teve condições de defender a posição. Terminou em 2º, na frente de Valtteri Bottas. Da vitória de Hamilton, 50% por cento foi mérito da equipe e os outros 50% pela sua excepcional qualidade técnica. 

      A verdade é que a corrida deste domingo foi bem mais atraente do que costuma ser o GP da Espanha por conta das estratégias distintas entre os dois ponteiros. A Mercedes tem mais estrutura, mais experiência e contou com um carro, finalmente, competitivo. A Red Bull, talvez, tivesse chance de vitória se chamasse Verstappen para o box assim que a Mercedes fez sua segunda troca de pneus.  

     A briga pelas demais posições da corrida foi morna. Bottas herdou o terceiro lugar muito mais por conta da fragilidade dos demais. Lando Norris esteve em uma jornada apagada e Charles Leclerc, apesar de permanecer um bom tempo em terceiro, não sustentou a disputa com Bottas. A equipe Alpine foi discreta e a Aston Martin, outra vez, decepcionou. 

     Lewis Hamilton tem agora três vitórias conta apenas uma de Max Verstappen. Para contar com chances ao título, a Red Bull tem que partir logo para uma reação. Na próxima etapa, dia 23 de maio, em Mônaco, ela poderá dar o troco. É um traçado de baixa velocidade e Verstappen, admita-se, está pilotando muito bem como demonstrou na primeira fase da corrida, resistindo com eficiência às investidas de Lewis Hamilton. Não resta dúvida de que será um bom duelo. E tanto Ferrari como McLaren poderão participar da disputa por uma posição no pódio. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.