Logo F1 SP GP Home page

Viva Las Vegas

Por: Castilho de Andrade
21/novembro/2025
3 min de leitura

O GP de Las Vegas, no final de semana, colocou as equipes de prontidão. E começou com chuva forte, provocando enchente, na quarta-feira. A previsão indica que a temperatura deverá variar entre 9 e 13 graus, uma das mais baixas da temporada. O aquecimento dos pneus e a aerodinâmica são afetados. Com vantagem de 24 pontos, Lando Norris corre para tornar mais cômoda sua posição na tabela para conquistar o título no Catar (30/11) ou Abu Dhabi (7/12). A BandTV e BandNews FM transmitem a corrida com exclusividade na madrugada de sábado para domingo à 1h00 (de Brasilia). Na madrugada de sexta para sábado, à 1h00, os pilotos disputam a classificação.
Capital mundial da diversão adulta, Vegas está lotada para a corrida. Em dois anos, a Fórmula 1 se transformou no grande acontecimento esportivo do ano na cidade.
O Mundial de pilotos não tem como ser decidido em Vegas. No máximo, se vencer a corrida e Oscar Piastri não marcar pontos, Lando Norris poderá abrir uma vantagem de 49 pontos. Nas duas corridas finais, contando com a corrida sprint no Catar, 58 pontos estarão em jogo. Dessa forma, o plano de Norris é simplesmente ampliar a vantagem que abriu sobre seu companheiro de equipe e também sobre Max Verstappen, 49 pontos atrás.
A preocupação das equipes em Vegas como ocorreu nas edições de 2023 e 2024 é a questão da temperatura. Corrida noturna, sem o sol, o cuidado com o aquecimento dos pneus para garantir a aderência é essencial. Fora isso, como o ar frio é mais denso, o downforce e o arrastro são maiores e, dessa forma, devem ser levados em consideração no ajuste ideal de cada equipe. Para terminar, as equipes também ficam atentas à temperatura dos fluidos do motor.
No ano passado, comprovando o bom rendimento com temperatura mais baixa, a Mercedes venceu com George Russell, escoltado por Lewis Hamilton seu então companheiro de equipe. Já em 2023, Max Verstappen chegou em 1º com Charles Leclerc em 2º.
Além da competição pelo título de pilotos, há uma disputa interessante entre Red Bull e Ferrari pelo 3º lugar na classificação do Mundial de Construtores (já decidido pela McLaren). No momento, a Red Bull leva uma vantagem de irrisórios 4 pontos. O problema é que a equipe, como tem sido demonstrado, depende basicamente dos pontos de Max Verstappen enquanto a Ferrari divide suas forças entre Charles Leclerc e Lewis Hamilton.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.