Verstappen, vitória difícil em Ímola.
Max Verstappen venceu o GP da Emilia-Romagna com 7 décimos de vantagem sobre Lando Norris, o ‘Piloto do Dia’ pela segunda vez consecutiva. Mais uma ou duas voltas, e a liderança poderia mudar de mão. Charles Leclerc completou o pódio e assumiu o 2º lugar no campeonato. George Russell, Mercedes, conquistou o ponto pela melhor volta da prova. A McLaren cresce no campeonato e novas emoções estão no radar. A Fórmula 1 volta no próximo domingo, às 10h (de Brasília), com o tradicional e imprevisível GP de Mônaco.
Para um piloto que costuma vencer sempre com folgada vantagem, o GP da Emilia-Romagna teve um final bem diferente. Com os pneus duros que não ofereceram a mesma aderência ao carro da Red Bull, a distância entre Norris e Max foi caindo progressivamente perto do final, chegando na última volta com menos de um segundo. Max, entretanto, soube controlar a mínima vantagem, pilotando com técnica e cautela até a bandeirada. Os pneus também atrapalharam o final de semana de Sergio Perez que, no sábado, acabou caindo no Q2. Na corrida, foi um dos últimos a trocar os pneus e terminou a prova em 8º.
Esta foi a quinta vitória de Max na temporada e vale a comparação com a vantagem que obteve nas quatro anteriores: Bahrein (22,4 segundos), Arábia Saudita (13,6 segundos), Japão (12,5 segundos) e China (13,7 segundos).
Se a corrida não foi movimentada durante a maior parte, a disputa final entre Max e Norris, nas 12 voltas finais, compensou. O fim de semana em Ímola marcou também diversas homenagens a Ayrton Senna lideradas pelo tetracampeão mundial Sebastian Vettel que pilotou a McLaren MP4/8 do piloto brasileiro. Pilotos da Fórmula 1 e das categorias de acesso, Fórmula 3 e Fórmula 2, também participaram, vestindo camisetas com as cores do capacete do piloto. Senna sofreu o acidente fatal neste circuito há 30 anos.
No campeonato, Max lidera com 161 pontos e Leclerc aparece em 2º com 113. Perez caiu para o 3º lugar com 107.
Aos poucos, o grid de 2025 vai se formando. A Ferrari está fechada com Lewis Hamilton e Charles Leclerc. A McLaren também com Lando Norris e Oscar Piastri. A Aston Martin já confirmou Fernando Alonso. A Mercedes seguirá com George Russell. A Kick Sauber acertou com Nico Hulkenberg. E a Williams anunciou a renovação do contrato com Alexander Albon. Por outro lado, Carlos Sainz Jr. admite que as negociações sobre seu futuro ainda estão lentas. E Max Verstappen reconhece que, se for para continuar com o melhor carro, o ideal é a Red Bull.
Na Fórmula 2, Gabriel Bortoleto subiu ao pódio pela primeira vez, em 2º lugar, na vitória do francês Isack Hadjar, em Ímola. Gabriel, agora, é o 5º do campeonato. Enzo Fittipaldi não pontuou e está em 9º na competição.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.