Uma arena para receber a Fórmula 1 em Londres. E com tevê.

Os 75 anos de história da Fórmula 1 servirão de aquecimento para a temporada de 2025. Em um evento inédito e exclusivo, as dez equipes e os 20 pilotos da categoria serão apresentados oficialmente ao mundo nesta terça, a partir das 17 horas (horário de Brasília) na arena O2, um dos maiores espaços cobertos de multiuso na capital britânica, com capacidade para 23 mil pessoas. A transmissão ao vivo para o Brasil ficará por conta da BandSports e BandPlay, a partir das 16h30.
A escolha da Inglaterra para a exibição dos carros e pilotos não foi por acaso. A primeira corrida oficial da F1, no dia 13 de maio de 1950, foi exatamente no circuito de Silverstone, com a vitória de Giuseppe Farina, pilotando uma Alfa Romeo.
As equipes, tradicionalmente, sempre apresentaram seus carros para o campeonato de maneira independente. Este ano, a Liberty Media, responsável pelos direitos da F1, optou por uma celebração especial por conta dos 75 anos, completados no Mundial de 2024. O mestre de cerimônias será o comediante e apresentador britânico Jack Whitehall. A banda inglesa Take That e o cantor country americano Kane Brown serão as atrações musicais.
Cada equipe terá cerca de 7 minutos para mostrar os carros, os pilotos, os reservas, utilizando da maneira que julgar mais apropriada. A ordem de apresentação das escuderias será a classificação invertida do Mundial 2024. Dessa maneira, a primeira a aparecer será a Kick Sauber (Audi, a partir do ano que vem) com os pilotos Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg. Na sequência virão então Williams (Carlos Sainz Jr. e Alexander Albon), Racing Bulls (Yuki Tsunoda e Isack Hadjar), Haas (Esteban Ocon e Ollie Bearman), Alpine (Pierre Gasly e Jack Doohan), Aston Martin (Fernando Alonso e Lance Stroll), Mercedes (George Russell e Kimi Antonelli), Red Bull (Max Verstappen e Liam Lawson), Ferrari (Lewis Hamilton e Charles Leclerc) e, finalmente, a McLaren (Lando Norris e Oscar Piastri), campeã de construtores do ano passado.
O Mundial de Fórmula 1 2025 começa no dia 16 de março, em Melbourne, com o GP da Austrália. Antes, as equipes realizarão os testes de inverno no Bahrein entre os dias 26 e 28 deste mês. O GP de São Paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do campeonato, será disputado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no autódromo de Interlagos.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.