Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Um título para a história

Por Castilho de Andrade

   A decisão de um campeonato muito disputado em meia volta é simplesmente sensacional. E o Grande Prêmio de Abu Dhabi teve o privilégio de abrigar uma disputa imprevisível entre Max Verstappen e Lewis Hamilton decidida de maneira fortuita.  Uma batida de Nicholas Latifi, exigindo um safety car, provocou a grande virada da corrida e o título de Verstappen.. 

    Max Verstappen colocou pneus macios nas últimas voltas e fica a dúvida se a Mercedes errou em não fazer o mesmo com o carro de Lewis Hamilton. A corrida estava garantida já que Verstappen não conseguia reduzir a diferença em relação a Lewis Hamilton. Um safety car virtual por causa da parada Antonio Giovinazzi e, depois, o safety de fato por causa da Williams determinaram a história da corrida e do campeonato. 

    Se a Mercedes errou na logística do final da prova, ela acertou na estratégia diferente colocando seus dois pilotos com pneus médios na largada. Não fossem os incidentes, Hamilton seria campeão pela oitava vez. 

     Marcas importantes do Mundial 2021. 1 – Max Verstappen. Conquistou 10 vitórias contra 8 de Lewis Hamilton e venceu o campeonato com oito pontos de vantagem. É o primeiro holandês a se tornar campeão mundial. E o resultado é incontestável. 2 – Mercedes. É campeã de construtores pela oitava vez seguida, com 28 pontos de vantagem sobre a Red Bull. Um recorde absoluto. 3 – Honda. Volta a vencer um título de pilotos depois de 30 anos. Mas deixará a Fórmula 1 embora já tenha prometido ‘suporte’ em 2022. 4 – Ferrari. Derrotou a McLaren na briga pelo terceiro lugar e Carlos Sainz Jr terminou na frente de Charles Leclerc. 5 – O campeão Kimi Raikkonen terminou sua história na F1 sem conseguir concluir o percurso do GP de Abu Dhabi. 

      Não há como não comparar o que aconteceu em Abu Dhabi com o GP do Brasil de F1 em 2008 quando Felipe Massa perdeu o título nos últimos 500 metros quando Timo Glock, que estava na frente de Lewis Hamilton, perdeu a posição. Desta vez, brincaram os internautas, Nicholas Latifi foi o ‘Timo Glock’ de Lewis Hamilton. 

      O brilho do Mundial 2021 pode ser medido pelo interesse que a F1 desperta no Brasil. Dois dias depois de iniciar a venda de ingressos para a corrida de 2022, todas as arquibancadas se esgotaram. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.