Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Um Grande Prêmio sustentável em Interlagos

Por Castilho de Andrade

Compensação de carbono, compostagem, água em embalagem tipo tetrapak (redução de plástico), programa estruturado de coleta. O meio ambiente agradece às providências que a organização do Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021 tomou para a corrida deste ano e que avançará mais nos próximos anos.

Compensação de carbono, compostagem, água em embalagem tipo tetrapak (redução de plástico),programa estruturado de coleta. O meio ambiente agradece às providências que a organização do Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021 tomou para a corrida deste ano e que avançará mais nos próximos anos. 

A ação de sustentabilidade é uma das metas primordiais da Federação Internacional de Automobilismo e da Fórmula 1 que envolve, em etapas, a adoção de combustível de fontes renováveis e uma enérgica redução do uso de plástico e a pegada de carbono. Pilotos como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton estão envolvidos em todas as campanhas de conscientização sobre o meio ambiente. 

“Desde que começamos a planejar a corrida deste ano, a ideia de um evento ecologicamente sustentável sempre esteve presente. Isso deverá avançar mais a cada ano. Mas já estamos dando um grande passo”, comenta o CEO do GP São Paulo, Alan Adler. 

Em Interlagos, pela primeira vez, haverá a compensação de 100% das emissões de carbono em uma operação ligada à preservação da floresta amazônica. 

Na área central do autódromo, a Sauber Sustentabilidade instalará um equipamento de tecnologia própriapara transformar os resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes e pontos de alimentação em adubo. Esta máquina tem a capacidade de processar 2,4 toneladas de resíduos em cerca de 2,0 toneladas de adubo, sem produzir gases, que será aplicado no próprio autódromo. 

“Ficamos muito honrados com a escolha de ‘fornecedor oficial’ para desempenhar essa função e esperamos que outras empresas sigam essa boa prática ambiental’, diz o diretor da Sauber Sustentabilidade, Antonio Barbosa. 

No quesito plástico, alumínio e papel, a parceria entre a startup Coletando Soluções, Solvi Essencis Ambiental, maior entidade de gestão de resíduos da América Latina, e a empresa de limpeza Lume, que opera com a Coopercaps, cooperativa de catadores, estão desenvolvendo um projeto racional de coleta para os próximos anos. Este ano, pela primeira vez, a AMLURB – Agente Municipal de Limpeza Urbana – está envolvida com o recolhimento de resíduos. A previsão é que cerca de 40 toneladas poderão ser recicladas após o evento. 

Um componente essencial na redução de plástico: a água A9, da Poty Companhia de Bebidas. Pela primeira vez, a água comercializada nas arquibancadas de Interlagos virá com embalagem do tipo tetrapak, ecologicamente corretas. Serão 200 mil unidades de 500 ml cada. 

Já a UTEP do Brasil – Usina de Tratamento Ecológico de Pneus – receberá cerca de 7500 pneus que foram substituídos nas barreiras de proteção e transformá-los em pisos ou ligas para asfalto. A questão do consumo de diesel para os geradores também está incluída na estratégia de sustentabilidade. Para este ano haverá uma redução de cerca de 20 mil litros em relação à corrida de 2019. 

Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021

Data: 12, 13 e 14 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo

Site oficial: www.f1saopaulo.com.br

Ingressos: à venda na tiqueteira oficial do evento (eventim.com.br/f1saopaulo), na loja oficial do F1 GP São Paulo no Market Place (horários de funcionamento do shopping) e na bilheteria do autódromo de Interlagos, que funciona até o dia 11/11 das 9h às 17h, no dia 12/11 das 7h às 17h e nos dias 12 e 14/11, das 7h ao meio-dia. Todos os ingressos estão sujeitos à disponibilidade.
Protocolo Covid: para acessar o autódromo nos dias do GP o público deverá apresentar documento com foto e comprovante completo de vacina através do aplicativo Chronus i-Passport, que deve ser ativado até o dia 10 de novembro. Quem não tiver completado o sistema vacinal deverá apresentar teste negativo para Covid tipo antígeno (realizado até 24h antes de cada acesso ao autódromo) ou RT-PCR (realizado até 48 horas antes do acesso ao autódromo). Não será permitida a entrada de maiores de 12 anos que não tenham recebido ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante todo o evento.