Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Todas as vitórias de Max Verstappen na França

Por Castilho de Andrade

         Max Verstappen venceu em Paul Ricard depois de uma corrida frenética do começo ao fim. Já tinha cravado a pole, fez a volta mais rápida e foi eleito o ‘Piloto do Dia’, pelos internautas. E ampliou para 12 pontos a vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1 2021. Melhor fim de semana seria impossível. 

        Se Max errou na largada, perdendo a ponta para Lewis Hamilton, recuperou-se depois fazendo uma volta excelente e, com um trabalho sem erros da Red Bull, ganhou a liderança outra vez no pit stop. Max e os engenheiros optaram depois por uma segunda parada por causa do desgaste excessivo de pneus. Hamilton ficou com único pit e a impressão era que Max não alcançaria as Mercedes. Ledo engano. O cálculo preciso permitiu que Max ultrapassasse Valtteri Bottas que não opôs resistência e, à duas voltas do final, superasse Lewis Hamilton, sem condições de resistir.  O mexicano Sergio Perez completou o trabalho chegando em terceiro e deixando Bottas em 4º. 

         Bottas tinha duas missões depois que Max parou no box pela segunda vez. A primeira era não se deixar ultrapassar; a segunda era, se fosse superado, dificultar ao máximo a manobra, atrasando o adversário e obrigando-o a desgastar mais os pneus. Não teve fôlego para nenhuma das obrigações. E, perdendo a posição depois para Perez, permitiu que a Red Bull avançasse ainda mais no Mundial de Construtores, liderando sobre a Mercedes com uma diferença de 37 pontos. 

        Definitivamente, este é um ótimo campeonato e a Mercedes terá que rever seus planos e estratégias se quiser manter a hegemonia. Mesmo em um traçado morno como o de Paul Ricard, Red Bull e Mercedes deram um show e a corrida só foi decidida bem no final. Com a Ferrari apagada, a McLaren também foi bem. Dá para esperar muito das duas corridas que serão realizadas agora no circuito da Red Bull, na Áustria, a primeira delas, o GP da Estíria, já no próximo domingo. 

         No final de semana na Áustria, o autódromo receberá a prova de abertura da W Series, categoria feminina que fará oito preliminares da Fórmula 1. O automobilismo brasileiro estará presente com a catarinense Bruna Tomaselli. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.