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Título de Construtores pode sair em Baku

Por: Castilho de Andrade
18/setembro/2025
3 min de leitura

O GP do Azerbaijão, no próximo final de semana, pode antecipar a conquista do Mundial de Equipes da Fórmula 1 pela McLaren. A diferença entre a líder do campeonato e a Ferrari, 2ª colocada, é de 337 pontos. Se após a corrida, a diferença aumentar para 346 pontos, a McLaren já garantirá o bicampeonato. A BandTV e BandNews FM transmitem a corrida com exclusividade, domingo, a partir das 8h. No sábado, o treino de classificação será às 9h.

A partir de Baku, a Fórmula 1 entra no seu último terço com as oito provas restantes. Se a vitória da McLaren é praticamente certa, a disputa entre os dois pilotos da equipe pelo título de pilotos está totalmente aberta. Separados por 31 pontos, o líder Oscar Piastri e o 2º colocado, Lando Norris, terão 224 pontos pela frente, incluindo os das três corridas sprint – Estados Unidos, Brasil e Catar. E até Max Verstappen, 94 pontos atrás de Piastri, permanece com chances aritméticas.

O Mundial de Construtores é cruel para a equipe Red Bull que, no ano passado, só conseguiu o 3º lugar, apesar da conquista do Mundial de Pilotos. Este ano, a escuderia de Verstappen está em 4º lugar, 21 pontos atrás da Mercedes. A diferença de pontos entre Max Verstappen e Yuki Tsunoda – 218 pontos – é a maior entre todas as equipes, o que explica a dificuldade da Red Bull nos Construtores.

Disputado desde 2016 (como GP da Europa) e a partir de 2017 como GP do Azerbaijão, o circuito de Baku, capital do país, assistiu a quatro vitórias da Red Bull e três da Mercedes. No ano passado, a McLaren chegou na frente com Oscar Piastri. O único piloto com mais de uma vitória foi Sergio Perez, com triunfos nas corridas de 2021 e 2023.

Circuito difícil e rápido – em 2024, Oscar Piastri venceu com a média 197,522 km/h – será um novo desafio para a Ferrari que foi ao pódio duas vezes nas duas últimas corridas com Charles Leclerc (2º em 2024 e 3º em 2023). Para prova deste ano, a Pirelli está disponibilizando pneus mais macios do que em 2024 e, dessa forma, embora o nível de desgaste seja reduzido, favorecer a estratégia de duas paradas para proporcionar uma competição mais movimentada.

 

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.