Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Testes no Bahrein. Pietro Fittipaldi no cockpit

Por Castilho de Andrade

      Os últimos testes da Fórmula 1, de quinta a sábado, no Bahrein indicarão quem deve começar na frente na temporada 2022. Em Barcelona, as Mercedes mostraram vigor e a Red Bull deixou claro que é a grande rival. Ferrari e McLaren evoluíram. A Aston Martin e Alpine são dúvidas. A Haas, até prova em contrário, só tem um piloto, Mick Schumacher, depois da dispensa de Nikita Mazepin, e perdeu seu principal patrocinador, a empresa russa de fertilizantes Uralkali. Pietro Fittipaldi está confirmado nos testes. Para o campeonato, entretanto, a Haas ainda busca um piloto. 

       A vaga tem alguns candidatos, além de Pietro, o piloto oficial de testes: o italiano Antonio Giovinazzi, que foi dispensado da Alfa Romeo no final do ano passado, o australiano Oscar Piastri, campeão da F2 em 2021 e piloto de testes da Alpine e o veterano alemão Nico Hulkenberg. A Haas corre atrás de um patrocinador, mas estará presente nos testes e no GP do Bahrein que abre a temporada dia 20 de março.  

       O Brasil está sem pilotos na F1 desde 2018. No ano anterior, Felipe Massa despediu-se das pistas. Atualmente é o representante dos pilotos no Conselho Mundial da FIA e cada vez mais respeitado no mundo do automobilismo. 

       Pietro Fittipaldi, neto de Émerson, sobrinho-neto de Wilsinho e sobrinho de Christian, vem de uma família com forte presença no motoresporte brasileiro e mundial. Seu irmão mais novo, Enzo, disputará o campeonato de F2 em 2022. E Emmo Fittipaldi, caçula de Émerson, já corre de monopostos na Europa. 

       Esta semana o chefe da equipe Haas, Gunther Steiner, deverá anunciar quem será o companheiro de Mick Schumacher nos testes. E, possivelmente, quem estará no grid no GP do Bahrein.  

       Para empresas brasileiras que investem – ou tem planos de investir - em esportes, a oportunidade de colocar sua marca na Fórmula 1 é agora. A volta de um piloto brasileiro ao grid, com intensa cobertura da Band TV e o GP de São Paulo de Fórmula 1, dias 11, 12 e 13 de novembro, com arquibancadas lotadas, é garantia de excelente retorno.  

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.