Surpresas à vista?

Fevereiro é o mês quando os motores da Fórmula 1 2025 começarão a ser ouvidos e as imagens dos dez carros da temporada serão divulgadas com as novas cores e logos dos patrocinadores. E os pilotos já estão envergando, em filmagens promocionais, os macacões para as 24 corridas da temporada. Quem vai surpreender?
Como se sabe, celebrando os 75 anos de história da F1, haverá uma cerimônia no dia 18, em Londres, quando todas as equipes exibirão seus carros. Mas, algumas escuderias decidiram realizar também apresentações fechadas. A primeira será a Williams (14/2) seguida pela Haas (16/2), ambas em Silverstone. Após o evento de Londres virão a Ferrari (19/2) em Fiorano e Mercedes (14/2), ainda sem local determinado. As demais – Red Bull, Racing Bulls, McLaren, Aston Martin, Alpine e Kick Sauber – não confirmaram se farão eventos separados.
A Williams, que abrirá a temporada de apresentações, é a que tem gerado mais especulações, depois da Ferrari, no mundo da Fórmula 1. E uma das razões principais é a chegada de Carlos Sainz Jr. O piloto espanhol tem muitos fãs na Europa. E, nas redes sociais, ainda se lamenta o fato de Sainz Jr. ter sido preterido por duas escuderias de ponta – Red Bull e Mercedes – na formação das novas duplas para a temporada. O ex-piloto Juan Pablo Montoya, com sete vitórias e 30 pódios na F1, garante que a Williams será a grande surpresa da temporada.
A Red Bull definiu sua política em relação aos pilotos. Caso Liam Lawon não renda o suficiente como companheiro de Max Verstappen, Yuki Tsunoda será seu substituto. E, no lugar de Tsunoda da Racing Bulls, entrará o nipônico Ayumu Iwasa.
A Alpine deu prazo até o GP de Miami (6ª etapa) para Jack Doohan demonstrar sua capacidade na F1. Caso não seja aprovado, o argentino Franco Colapinto ocupará o cockpit.
Os pilotos já sofrem pressão antes mesmo de começar o campeonato.
O Mundial de Fórmula 1 2025 começa no dia 16 de março, em Melbourne, com o GP da Austrália. Antes, as equipes realizarão os testes de inverno no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O GP de São Paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do campeonato, será disputado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no autódromo de Interlagos.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.