Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Surpresa no Azerbaijão?

Por Castilho de Andrade

© LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd

     A Fórmula 1 corre domingo nas ruas de Baku, no Azerbaijão, mas a grande reta do circuito pode fazer a diferença. Red Bull e Mercedes, Max Verstappen e Lewis Hamilton, vão se encontrar na pista depois de troca de farpas e alguns desafios. A Ferrari poderá ser o fiel da balança. O GP do Azerbaijão tem horário confirmado para às 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes e BandNews FM. No sábado, o treino de classificação começa às 9h. 

     A média horária da corrida de Baku é bem mais alta do que a de Mônaco. Em 2019, por exemplo, o vencedor Valtteri Bottas alcançou 215,043 km/h enquanto, no mesmo ano, em Mônaco, Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada com a média de 150,928 km/h. Qualquer comparação com a corrida anterior, portanto, dominada por Max Verstappen é arriscada. 

     Esta é a quinta vez que a F1 vai a Baku, incluindo o GP da Europa em 2016. A Mercedes venceu três vezes – Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas – e a Red Bull uma com Daniel Ricciardo. 

     O GP de Mônaco, com a pole de Charles Leclerc, o 2º lugar de Carlos Sainz Jr. e o 3º de Lando Norris, deu uma nova perspectiva para o Mundial de F1 com a entrada de mais pilotos na briga por lugares no pódio, reservados prioritariamente para as duplas da Mercedes e Red Bull. A dúvida, agora, é se Ferrari e McLaren terão fôlego para repetirem em Baku o mesmo comportamento. 

      Caso a Red Bull volte a andar na frente ou mesmo antes do início dos treinos livres na próxima sexta, a Mercedes deverá protestar, outra vez, contra as asas flexíveis da Red Bull. Em tese, a equipe poderá utilizá-las já que a FIA estabeleceu a data de 15 de junho para uma avaliação final do dispositivo aerodinâmico dos carros de Max Verstappen e Sergio Perez. Ross Brawn, diretor técnico da Liberty Media, não acredita que os comissários esportivos escalados para a corrida de Baku criem qualquer restrição para a Red Bull. 

     As reclamações da Mercedes e ainda as pontadas entre Verstappen e Hamilton têm uma interpretação. A Mercedes admite que a temporada será difícil e a Red Bull imagina que possa lutar pelo título.