Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Sprint race: a Fórmula 1 ensaia o futuro

Por Castilho de Andrade

     O GP da Inglaterra, no próximo final de semana, dará um cavalo de pau nas regras tradicionais da Fórmula 1. No lugar do formato habitual, teremos a sprint race ou corrida de classificação no sábado, substituindo a tomada oficial de tempos. Ela é que definirá então o grid para a corrida de domingo. Os organizadores ingleses poderão contar com o público máximo em Silverstone. 

     Se a experiência não tem (ainda) a unanimidade da categoria, não há como negar que ela tornará o final de semana mais atraente, valorizando os três dias do evento. Na sexta, por exemplo, no lugar de dois treinos livres, teremos a tomada de tempos na segunda sessão nos mesmos moldes que temos hoje aos sábados. Esse treino de sexta definirá a ordem de largada para a corrida de classificação do sábado. 

      No sábado ficaremos com um treino livre pela manhã seguido pela corrida de classificação. Uma prova curta, com cerca de 100 quilômetros, que deverá corresponder a 17 voltas no traçado inglês. A troca de pneus não será uma obrigação. Os três primeiros colocados receberão pontos – 3 (1º colocado), 2 (2º) e 1 (3º). E a ordem de chegada corresponderá, automaticamente, a da largada do GP, no domingo. O vencedor da corrida de classificação será o pole position. Não haverá cerimônia de pódio no sábado. Quanto aos pneus, as regras também mudam: as equipes só poderão utilizar os compostos macios na tomada oficial de sexta. E as equipes decidirão os compostos para a corrida de classificação e para o GP.  

      A corrida de classificação terá ainda mais dois testes este ano, ainda dependendo de confirmação oficial: O GP da Itália, em Monza, e o GP de São Paulo de F1, em Interlagos. Esta semana, a Liberty Media, detentora dos direitos da F1, confirmou que o projeto é manter o formato em algumas corridas da próxima temporada.  

      Se a corrida de classificação dará mais trabalho às equipes no final de semana, mais gastos e exigirá mais dos pilotos, a Fórmula 1 ganhará com o novo modelo. As tevês terão uma atração melhor aos sábados, o público assistirá à duas corridas no final de semana e a sexta será mais valorizada com a sessão de treino de classificação.  

       A atribuição do ponto extra pela melhor volta, estabelecida em 2019, e os pontos correspondentes aos três primeiros lugares na corrida de classificação darão uma nova dinâmica na disputa do campeonato. E ela vai acontecer exatamente em uma das temporadas mais competitivas dos últimos anos. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.