Logo F1 SP GP Home page

Sprint e chuva. O desafio do GP da Bélgica.

Por: Castilho de Andrade
25/julho/2025
3 min de leitura

O autódromo de Spa-Francorchamps, na floresta de Ardenas, tem como hábito um clima instável. E as previsões para este final de semana não fogem à regra, indicando 60% de chance de chuvas na sexta e 55% no sábado e domingo. A temperatura não deve passar dos 20 graus. A Pirelli, fornecedora de pneus, alertou que a possibilidade do uso de pneus intermediários e de chuva não deve ser descartada. A corrida, a 13º da temporada, abrindo a segunda metade do campeonato, contará com a terceira sprint da temporada. A BandTV e BandNews FM transmitem com exclusividade, domingo, a partir das 10h (de Brasília). No sábado, a sprint será às 7h e a classificação para a corrida, às 11h.

A Ferrari criou um clima de expectativa para o GP da Bélgica por conta da nova suspensão traseira, testada nas filmagens realizadas no circuito italiano de Mugello com Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Ela será utilizada, oficialmente, pela primeira vez, em Spa, um circuito complexo e intimidante, sempre escolhido como o maior desafiador pelos pilotos. O único problema é que o fim de semana contará com apenas um treino livre, na sexta-feira, por causa da sprint. Dessa forma, a equipe terá uma hora para buscar o acerto ideal.

Quem vai chamar mais a atenção no final de semana será o box da Red Bull. Depois de 20 anos da bem-sucedida gestão de Christian Horner, estará o francês Laurent Mekies no comando da equipe pela primeira vez. Uma enorme responsabilidade.

Com o início da segunda metade do campeonato, acelera-se a questão do grid de 2026. Como já se destacou, o tetracampeão Max Verstappen andou conversando com Toto Wolff, o chefe de equipe da Mercedes. Ao mesmo tempo, há uma disputa aberta pelas duas vagas da Cadillac que estreará no ano que vem. A escuderia da General Motors admitiu contatos com Valtteri Bottas, Sergio Perez e Mick Schumacher. Mas, ao mesmo tempo, Bottas teria a preferência da Alpine para substituir Franco Colapinto. O presidente da Renault argentina, por seu lado, assegura que Colapinto permanecerá até o final do campeonato.

Em Spa, do grid atual, Lewis Hamilton venceu cinco vezes (inclusive no ano passado), Max Verstappen três e Charles Leclerc conquistou sua primeira vitória em 2019.

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.