Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Spa aguarda um grande duelo

Por Castilho de Andrade

    O circuito de Spa-Francorchamps é um dos favoritos dos pilotos da F1. Traçado seletivo, longo, com condições meteorológicas particulares onde Lewis Hamilton se adapta bem e a Ferrari também marca presença. Esses são os detalhes que antecedem o GP da Bélgica, no próximo domingo, a partir das 10h, com transmissão exclusiva pela TV Bandeirantes e BandNews FM. No sábado, treino de classificação, a partir das 10h. 

     Se Michael Schumacher ainda é o recordista com seis vitórias, Hamilton avança e poderá conquistar a quinta. O principal obstáculo chama-se Max Verstappen que, por acaso, nasceu na Bélgica, mas com cidadania holandesa. E não há dúvida que a ‘onda laranja’ se fará presente com força total aumentando a potência do bem acertado monoposto da Red Bull-Honda. 

     As férias da F1 terminaram. Descanso agora só depois da corrida de Abu Dhabi que encerra a temporada. Até lá Lewis Hamilton e Max Verstappen deverão se enfrentar na Europa, Américas e Oriente Médio. Austrália e Japão estarão fora do circuito este ano. Um piloto mais experiente, com sete título conquistados, contra um impetuoso desafiador que conta com o melhor carro da temporada.  

     A corrida de Spa revelará se a Mercedes com suas atualizações terá um rendimento melhor do que na primeira metade do campeonato. E se a Red Bull concentrará seus esforços para manter Verstappen na frente. 

     Mas nem só de Mercedes e Red Bull, de Hamilton e Verstappen, vive a Fórmula 1. Depois da vitória de Esteban Ocon no Hungaroring, quem poderia descartar as chances de Charles Leclerc que obteve em Spa com a Ferrari, em 2019, sua primeira vitória na F1? Ou de Lando Norris que cresce a cada corrida com a McLaren? Ou ainda outra boa surpresa da Alpine, desta vez com um motivado Fernando Alonso? 

     Spa é sempre imperdível. E abre um trio de corridas que poderá ser capital para a decisão do título. Depois da Bélgica virá o renovado circuito de Zandoort com o GP da Holanda, seguido por Monza, com a segunda experiência da ‘sprint race’ na temporada. A terceira e última foi reservada para Interlagos, no GP de São Paulo de F1, dias 5, 6 e 7 de novembro. 

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.