Logo F1 SP GP Home page

Silverstone, 75 anos depois.

Por: Castilho de Andrade
03/julho/2025
3 min de leitura

Uma data emblemática. O GP da Inglaterra comemora 75 anos de história da Fórmula 1. A maior categoria do automobilismo mundial teve sua corrida de estreia no circuito inglês de Silverstone, um aeroporto militar durante a Segunda Guerra, no dia 13 de maio de 1950. E terminou com a vitória do italiano Giuseppe Farina, com Alfa Romeo. No final da temporada de sete etapas, Farina se tornaria o primeiro campeão mundial. O GP da Inglaterra será disputado neste domingo, a partir das 11h (de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, a classificação será às 11h.

O Mundial de F1 2025 chegará à metade da temporada neste final de semana. E algumas premissas já estão claras. Com quase o dobro de pontos da Ferrari, 2ª colocada, a McLaren dificilmente perderá o bicampeonato mundial de construtores. A disputa pelo título de pilotos, salvo alguma drástica mudança de rumo, deverá se limitar aos dois pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris. O sempre perigoso Max Verstappen corre por fora. E as demais equipes deverão, a partir da segunda metade da temporada, concentrar parte do trabalho nos respectivos projetos para o Mundial de 2026.

Alguns pilotos ficaram devendo nessa primeira metade do campeonato e terão de se esforçar muito para garantir vaga no ano que vem. O argentino Franco Colapinto, na Alpine, é um deles. Já se especula a possível vinda de Valtteri Bottas para o seu lugar. A delicada situação da Red Bull, onde Verstappen carrega a equipe nas costas, exigirá uma ação enérgica do comando. Yuki Tsunoda, assim como Liam Lawson, não corresponderam. Tsunoda está com a vaga ameaçada. Uma das opções seria o franco-argelino Isack Hadjar que vem se destacando na Racing Bulls. A escuderia avalia também outras opções.

Fora isso, há ainda o ‘fator’ Max Verstappen. Caso o tetracampeão mundial decida mudar de equipe – Mercedes ou Aston Martin – provocaria uma imprevisível dança de cadeiras. O assunto ganhará força a pós as férias de agosto.

Silverstone é a casa de Lewis Hamilton que ainda não subiu no pódio na atual temporada. Ele venceu 9 vezes no circuito inglês. Tem 7 poles, 5 voltas mais rápidas e 15 pódios. A última vitória da McLaren, que domina o Mundial, foi em 2008 com o próprio Hamilton.

A equipe Sauber, do brasileiro Gabriel Bortoleto, terá o estoniano Paul Aron, 21 anos (emprestado pela Alpine), no primeiro treino livre de Silverstone. Ele substituirá Nico Hulkenberg. Na Racing Bulls, o britânico Arvid Lindblad, 17 anos, entrará no lugar de Liam Lawson no mesmo treino. O piloto Kimi Antonelli, da Mercedes, punido pela batida em Max Verstappen no GP da Áustria, perderá três posições no grid do GP da Inglaterra.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.