Logo F1 SP GP Home page

Verstappen, Sainz Jr. & cia….show em Monza

Por: Castilho de Andrade
04/setembro/2023
4 min de leitura

    Nas velozes curvas e retas de Monza, Max Verstappen levou 15 voltas para superar Carlos Sainz Jr. e assumir a liderança do GP da Itália, rumo à vitória. Mas o espanhol da Ferrari resistiu até onde pôde para garantir um lugar no pódio. Chegou em 3º, atrás de Sergio Perez, depois de uma dura disputa com Charles Leclerc. Foi eleito o ‘Piloto do Dia’ e o mais aplaudido na entrega dos troféus. Mais de 300 mil pessoas estiveram no autódromo nos três dias do evento e a invasão da pista foi uma das maiores já registradas. 

    A corrida, que colocou um ponto final na denominada ‘temporada europeia’, foi muito boa. Os duelos entre Max e Sainz, Sainz e Leclerc, Leclerc e Perez, Sainz e Perez, Norris e Piastri, Hamilton e Alonso, entre outros, exigiram muito dos pilotos e carros. O resultado final, com a vitória já esperada de Verstappen, estabeleceu novas marcas para a Fórmula 1. O holandês, em busca de seu terceiro título mundial, é o primeiro piloto da história a conseguir 10 vitórias consecutivas em uma temporada (ele já venceu 12 provas este ano) enquanto a Red Bull atingiu a marca de 15 vitórias seguidas (contando a última de 2022, em Abu Dhabi). Faltando oito etapas para o fim do Mundial 2023, o prognóstico do piloto George Russell, segundo o qual a Red Bull poderia vencer todas as etapas da temporada, continua de pé. 

     Max tem agora 145 pontos de vantagem sobre Sergio Perez, 194 para Fernando Alonso e 200 para Lewis Hamilton. A Red Bull supera a Mercedes, 2ª colocada, em 310 pontos. Contando com as corridas Sprint dos GPs dos Estados Unidos e Brasil, o campeonato tem 224 pontos em jogo. 

     Dois pretendentes a uma vaga na Fórmula 1 corresponderam bem no GP da Itália. O neozelandês Liam Lawson, substituindo pela segunda vez Daniel Ricciardo na AlphaTauri, largou em 12º e terminou em 13º. O brasileiro Felipe Drugovich fez o primeiro treino livre de sexta pela Aston Martin, no lugar de Lance Stroll, e obteve a 18ª colocação, mantendo o carro na pista sem cometer falhas.  

     O fim de semana em Monza também deu um passo importante para a formação do grid do Mundial 2024. A Mercedes, depois de uma longa novela, renovou os contratos dos pilotos Lewis Hamilton e George Russell até o final de 2025. Antes, a equipe Haas tinha anunciado que manterá Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg. Até prova em contrário, a Red Bull não mudará a dupla Max Verstappen e Sergio Perez. Ferrari, com Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr, e McLaren, com Lando Norris e Oscar Piastri, também estão com as duplas definidas para a temporada do ano que vem. Apesar das incertezas que cercam o futuro de Lance Stroll, ele deverá continuar por mais um ano como companheiro de equipe de Fernando Alonso na Aston Martin.          

       

                               A hora e a vez de Gabriel Bortoleto 

 

      Paulistano, 18 anos (completará 19 no dia 14/10), piloto da equipe Trident, Gabriel tornou-se o primeiro brasileiro campeão da Fórmula 3 FIA no fim de semana, em Monza. No ano que vem, o compromisso será a competitiva Fórmula 2 por uma equipe de ponta que deverá ser anunciada brevemente. Gabriel tem a carreira gerenciada pela A14 Management, de Fernando Alonso, que deverá direcioná-lo para a Fórmula 1 entre 2025 e 2026.   

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.