Renovação nas pistas: quem será o melhor?
O Mundial de Fórmula 1 2025 começará com um desafio: seis pilotos recém-chegados da Fórmula 2 e dispostos a marcar presença na categoria mais difícil do automobilismo. Uma sugestão já está nas mãos da LIberty Media, responsável pelos direitos da F1: um prêmio especial para o ‘rookie’ (estreante) do ano.
Sem um piloto no grid desde a temporada de 2017 quando Felipe Massa se despediu da Williams, o brasileiro Gabriel Bortoleto (5) aparece com destaque entre os novatos. Ele defenderá a Kick Sauber (escuderia adquirida pela Audi que contará com motor próprio a partir de 2026) e chega depois de conquistar os títulos de Fórmula 3, em 2023, e Fórmula 2 no ano passado, ambos na qualidade de estreante. O currículo de Bortoleto teve um peso decisivo na escolha cuja vaga era pretendida, entre outros, por Mick Schumacher e Valtteri Bottas. Ao lado de Bortoleto estará o experiente alemão Nico Hulkenberg.
O italiano Kimi Antonelli (12) terá a maior responsabilidade entre os jovens pilotos, substituindo Lewis Hamilton na Mercedes que ele mesmo considera ‘insubstituível’. Kimi fará dupla com George Russell. A Mercedes considera que 2025 será um ano de ‘aprendizado’ para Kimi. O finlandês Valtteri Bottas estará na equipe como piloto de testes, pronto para qualquer eventualidade.
Vice-campeão da F2 em 2024, o francês Isack Hadjar (6) garantiu seu lugar na Racing Bulls, ficando com cockpit que pertencia ao neozelandês Liam Lawson. Hadjar fará dupla com Yuki Tsunoda. Lawson (30), por sua vez, que nunca disputou um campeonato completo, correrá pela Red Bull como novo parceiro de Max Verstappen.
Já o australiano Jack Doohan (7), que correu a F2 em 2023, conquistou a vaga na equipe Alpine. Entretanto, o piloto já começará a temporada sob pressão. A escuderia francesa fechou com o argentino Franco Colapinto (43) como piloto de testes. Em tese, se Doohan não der conta do recado nas primeiras corridas da temporada, Colapinto poderá entrar no seu lugar. Doohan terá como companheiro Pierre Gasly.
Finalmente, o britânico Ollie Bearman, depois de um bom trabalho como piloto de testes da Ferrari, marcando pontos no GP da Arábia Saudita no ano passado, terá toda a temporada pela frente, defendendo a equipe Haas, ao lado de Esteban Ocon.
O Mundial de Fórmula 1 2025 começa no dia 16 de março, em Melbourne, com o GP da Austrália. Antes, as equipes realizarão os testes de inverno no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O GP de São Paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do campeonato, será disputado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no autódromo de Interlagos.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.