Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Red Bull e Honda: Presença forte no Bahrein

Por Castilho de Andrade

Foto: ©Red Bull Content Pool

Os testes de inverno da Fórmula 1 não chegam a ser um termômetro da temporada. Mas dão algumas pistas. Depois de três dias no Bahrein, enfrentando vento e areia, Max Verstappen terminou na frente. E a Honda garantiu ao estreante Yuki Tsunoda o segundo melhor tempo, com a Alpha Tauri. De manhã, no último dos três dias de testes, Sergio Perez, o novo companheiro de Verstappen, foi o mais rápido. O Mundial de F1 2021 começa no dia 28 de março, com o GP do Bahrein.

O que se pode depreender dos três dias – eram seis até o ano passado – é que a Red Bull virá forte, outra vez. E a Honda, em seu ano de despedida, quer sair por cima. No ano que vem, a Red Bull assumirá a preparação das próprias unidades de potência.

Nos testes, os pilotos se revezam nos carros; algumas equipes simulam corridas, outras testam componentes, fazem experiências. E há ainda as que preferem esconder um pouco as cartas. Dessa forma não se pode tomar como base as marcas obtidas. Max cravou 1min28s960 neste domingo contra 1min29s053 de Tsunoda e 1min29s661 de Carlos Sainz, com a Ferrari. Kimi Raikkönen, com Alfa, marcou 1min29s766. Foram os únicos a andarem abaixo de 1min30. Lewis Hamilton vem em seguida com 1min30s025. Na véspera, Valtteri Bottas tinha alcançado a marca de 1min30s289. Na corrida do ano passado, para efeito de comparação, Lewis Hamilton marcou a pole position com o tempo de 1min27s264.

Daniel Ricciardo (McLaren), Fernando Alonso (Alpine) e Sebastian Vettel (Aston Martin) mostraram que ainda dependem de uma adaptação melhor ao carro e as suas respectivas equipes, lembrando que Alonso passou duas temporadas fora da F1, Vettel sofreu na Ferrari e Ricciardo conta com um adversário difícil, Lando Norris, na própria escuderia.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.